Entre os dias 10 e 12 de dezembro, a Prefeitura de Angra dos Reis promoveu um treinamento para profissionais aprovados no concurso público nº 001/2024, que irão atuar na Atenção Primária à Saúde nas equipes multiprofissionais (eMulti). A capacitação reuniu 30 profissionais das áreas de nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e serviço social.
Realizada em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Escola de Gestão Pública (EGP), a capacitação teve como objetivo preparar as equipes para oferecer um atendimento humanizado e centrado no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante três dias, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre suas áreas de atuação.
- Nosso objetivo é investir na capacitação dos recursos humanos. Alguns dos novos servidores nunca trabalharam no SUS, vindo de empresas privadas. Durante o treinamento, capacitamos esses profissionais para que possam oferecer um atendimento humanizado e qualificado aos moradores de diversos bairros da cidade”, destacou Flávia Vieira, coordenadora da eMulti.
O conteúdo do curso incluiu explicações sobre o funcionamento da rede municipal de saúde, abordando os diferentes níveis de atendimento (primário, secundário e terciário) e as principais iniciativas do SUS, como o Melhor em Casa, a Estratégia de Saúde da Família e os programas de saúde da mulher, do homem, do idoso, da criança e adolescente, da pessoa com deficiência, a saúde na escola, antitabagismo, bolsa família e pratinho cheio. Além das Práticas Integrativas e prevenção a doenças cardiovasculares. Também foram apresentados aspectos do serviço de regulação, dados demográficos e territoriais de Angra, incluindo informações sobre as comunidades indígenas e quilombolas da região.
Além disso, o treinamento abordou questões administrativas, como explicações sobre o funcionamento do setor de recursos humanos (RH) e medicina ocupacional.
As equipes multiprofissionais da APS - eMulti são compostas por profissionais de diferentes áreas e categorias, que atuam de forma integrada e complementar às demais equipes da Atenção Primária à Saúde. Essa abordagem contribui para uma assistência mais abrangente e eficaz à população.