O Dia D do Novembro Azul, campanha voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde do homem, aconteceu no sábado, 23 de novembro. Sete unidades de saúde de Angra dos Reis funcionaram das 8h às 17h oferecendo consultas médicas, atendimentos de enfermagem, aplicação de vacinas e testes rápidos de ISTs
A campanha foi realizada em quatro Clínicas da Família (Centro, Campo Belo, Jacuecanga e Parque Mambucaba) e três Estratégias de Saúde da Família - ESF (Belém, Camorim e Bracuí) do município. Somando todas as unidades de saúde abertas, 867 atendimentos foram realizados.
– Uma das razões para explicar a falta de procura da população masculina pelos exames preventivos é a incompatibilidade de horários. Semanalmente, algumas unidades de saúde do município já funcionam com o horário estendido, mas resolvemos realizar o Dia D e ofertar esses serviços para alcançar aqueles homens que não trabalham aos sábados. Pretendemos realizar isso mais vezes no próximo ano – explicou o superintendente de Saúde Primária, Wesley Abel.
A programação do Novembro Azul termina na segunda-feira, 25 de novembro, com uma ação no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, das 9h às 17h. Na ocasião, além da realização de uma palestra voltada aos servidores públicos, estarão disponíveis vacinas, testes rápidos, exame para medir a quantidade de glicose no sangue (HGT), aferição de pressão arterial, orientações variadas sobre a saúde do homem e distribuição de preservativos.