O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) foi anunciado nesta semana como um dos vencedores do 15º Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). A autarquia angrense ficou em segundo lugar nacional na categoria Grande Porte (que inclui institutos com mais de 5 mil segurados).
O prêmio é um reconhecimento aos esforços e à dedicação dos gestores e equipes que se destacaram pela excelência na administração dos regimes próprios de previdência social (RPPS), modelo no qual o Angraprev se enquadra. O resultado atesta, mais uma vez, a posição de destaque de Angra dos Reis no cenário previdenciário brasileiro. O Angraprev novamente está no topo, dentre os mais de 2 mil regimes próprios do país.
O prêmio da Aneprem é o primeiro do país e considerado o mais importante prêmio da previdência pública brasileira. Nesta edição, foram 78 inscritos, entre eles Estados e municípios, em categorias de grande, médio e pequeno porte.
Fundada em 1998, a Aneprem é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer e capacitar dirigentes e funcionários de RPPS, além de representá-los e defendê-los junto ao poder público.
O objetivo do Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária é estimular e reconhecer as unidades gestoras de RPPS, bem como os representantes legais dos entes federativos, que desenvolveram boas práticas de gestão previdenciária, por meio de ações pré-definidas, como transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social e governança da inovação.
A entrega do prêmio será no 23° Congresso Nacional de Previdências da Aneprem, que será realizado em Gramado-RS, de 11 a 13 de dezembro. O prêmio soma-se a outros já concedidos pela Aneprem ao Angraprev e também à certificação do Angraprev no nível 4 (nível máximo) do selo Pró-Gestão, programa do governo federal, obtida no início deste mês de novembro.