O skate, esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos em Angra, agora conta com aulas gratuitas oferecidas pelo projeto Oficinas da Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. As aulas ocorrem duas vezes por semana nas pistas de skate dos bairros Campo Belo e Frade.
Destinado especialmente a crianças e adolescentes, o projeto busca incentivar a prática esportiva e criar oportunidades para jovens das comunidades. As aulas são ministradas semanalmente e contam com o apoio de um professor experiente, que orienta os alunos desde os primeiros passos no esporte até manobras mais avançadas.
— Tudo que aprendi no esporte eu passo aqui nas aulas. Ver a evolução de cada aluno é motivo de muita alegria. Neste projeto, estamos observando como o esporte é fundamental na formação do cidadão e como tem ajudado no desenvolvimento das crianças e adolescentes que participam das aulas — comentou o instrutor de skate, Huellder Alves.
Além do aprendizado técnico, o projeto busca desenvolver habilidades socioemocionais e promover a cultura do skate como forma de inclusão e interação social. Daise Caetano, mãe do aluno Bernardo, de apenas seis anos, comenta sobre a importância da atividade na vida do filho. “Meu filho está apaixonado pelas aulas de skate. Ele me pediu isso há muito tempo, mas não tínhamos conseguido. Moramos na Nova Angra e, com as aulas aqui na pista de skate do Campo Belo, ficou muito mais fácil. Essa interação com outras crianças é fundamental,” afirmou a confeiteira de 36 anos.
O projeto Oficinas da Cidadania tem como objetivo proporcionar alternativas positivas para os jovens, afastando-os de situações de vulnerabilidade e promovendo valores como disciplina e espírito de equipe.
As aulas, totalmente gratuitas, acontecem às segundas e quartas no Campo Belo, das 9h30 às 10h30 pela manhã, e das 14h30 às 15h30 à tarde. No Frade, as aulas são nas terças e quintas, nos mesmos horários. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Campo Belo, na Rua das Margaridas, nº 21 – Tel. (24) 3377-7735, e no CRAS do Frade, na Rua Silva Travassos, nº 288 – Tel. (24) 3369-6550. Menores de idade devem estar acompanhados pelo pai ou responsável para realizar a inscrição.