Nas próximas semanas, a Prefeitura de Angra realizará uma programação especial para o Novembro Azul, campanha voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde do homem. As ações ocorrerão gratuitamente em diversas unidades de saúde e locais públicos da cidade.
A programação começa nesta quinta-feira, 7 de novembro, na Praça da Matriz, no Centro, onde serão oferecidos, das 9h às 14h, serviços como vacinação, testes rápidos para ISTs, medição de glicemia (HGT), aferição de pressão arterial e orientações com distribuição de preservativos. Na terça-feira, dia 12, os mesmos serviços serão oferecidos no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, das 9h às 17h, ampliando ainda mais o acesso à saúde para toda a população.
No sábado, 23 de novembro, as seguintes unidades de saúde vão funcionar das 8h às 17h, oferecendo atendimentos de enfermagem, vacinação, consultas médicas e testes rápidos para ISTs: Clínica da Família do Centro, Clínica da Família do Campo Belo, ESF Belém, Clínica da Família da Jacuecanga, ESF Camorim Grande, ESF Bracuí e Clínica da família do Parque Mambucaba. A programação se encerra no dia 25, das 9h às 17h, no CEA, com vacinação, testes rápidos, HGT, aferição de pressão arterial, orientações e distribuição de preservativos, além de uma palestra voltada para servidores.
Novembro Azul é uma campanha internacional de conscientização, realizada ao longo do mês de novembro, com o objetivo de alertar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde. Em 2024, o tema da campanha é saúde sexual e reprodutiva, com diversas atividades e serviços voltados para esse tipo de cuidado.