MenteInovadora tem feito a diferença nas escolas em Angra

Tomadas de decisões, resolução de problemas, trabalho em conjunto, soluções criativas são alguns exemplos abordados no Mind Lab

Quarta-Feira, 21/06/2023 | .

Alunos da rede municipal de ensino de Angra dos Reis, contam com mais uma ferramenta metodológica focada no desenvolvimento e aprendizado através dos jogos Mind Lab, que são aplicados em salas de aulas. No programa MenteInovadora, todas as situações vivenciadas nos jogos ultrapassam as paredes das salas de aula e ganham vida trazendo o desenvolvimento de habilidades tão necessárias para o desenvolvimento humano. É preciso estimular as crianças e jovens a refletir sobre a forma como agiram, as decisões tomadas e as emoções que sentiram no calor do momento. E é dessa forma que os jogos são aplicados para os estudantes

- Eu acho muito legal os jogos, são práticos e ao mesmo tempo é difícil, temos que fazer contas, somar, algumas vezes me perco durante o percurso dos jogos, mas com os amigos ajudando é possível conseguir terminar. Algumas coisas que tenho dificuldade de aprender na sala de aula aprendo usando os jogos – disse a aluna dos 5º anos, Kauany Lino Araújo de 10 anos.

A Mind Lab desenvolveu uma Metodologia inovadora que, por meio de jogos de raciocínio, tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens. Nesse programa, o professor começa a trabalhar os jogos de tabuleiro nas aulas de MenteInovadora, que são integradas à grade curricular da escola. A cada idade as crianças trabalham jogos diferentes, de acordo com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e as habilidades propostas no Currículo Integrado desenvolvido pela equipe pedagógica da Mind Lab que vão ao encontro do Documento de Organização curricular da rede pública municipal.

- O jogo tem desenvolvido habilidade de convivência, resolução de problemas, auxilia na aprendizagem e no convívio social e de forma geral tem unido muito a turma. Os alunos têm aprendido bastante sobre regras e desafios que eles vão encontrar no dia a dia. Isso é muito importante no desenvolvimento do indivíduo – comentou a professora Veronica Dias.

Tomadas de decisões, análise e resolução de problemas, trabalho em conjunto, soluções criativas e gerenciamento das emoções são alguns exemplos de habilidades exercitadas por eles enquanto se divertem com os jogos de tabuleiro. Jogando em duplas ou em grupos, dependendo da faixa etária ou do objetivo do professor, os alunos vivenciam situações semelhantes às que enfrentamos todos os dias em nossa vida estudantil ou pessoal.

- O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é algo necessário e essencial, portanto, integra as atividades pedagógicas das unidades de ensino. A realidade de um mundo globalizado suscita cada vez mais pensarmos a educação de forma holística onde habilidades e competências sejam desenvolvidas de forma prática, por meio de vivências e experiências, trazendo para a Educação pública oportunidades de aprendizagem capazes de proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de suas potencialidades - explicou o Secretário de Educação Juventude e Inovação Paulo Fortunato.

Todas as 60 escolas da rede municipal de Angra dos Reis da pré-escola até o 5º ano, inclusive na Ilha Grande, contam com as ferramentas metodológicas do Mind Lab que hoje faz parte da grade curricular nas salas de aulas. A participação da família na formação dos valores de crianças e jovens é muito marcante. Por isso, o programa MenteInovadora tem a preocupação de engajar também os familiares nas práticas da metodologia, para que crianças e jovens possam continuar desenvolvendo em casa aquilo que aprenderam na escola.

- Como mãe de aluno só tenho a comemorar, a interação e socialização do meu filho melhorou muito. A pandemia é algo que teve um grande impacto na educação, estou vendo que com essa nova modalidade de ensino a escola está conseguindo fazer com que os alunos participem e se interessem mais pelo aprendizado na sala de aula – comemorou Queila Cunha da Silva, mãe de um aluno do 5º da E. M. José Luiz Ribeiro Reseck no bairro do Frade