A Defesa Civil de Angra dos Reis sediou a apresentação do plano de contingência da concessionária CCR no município. Realizada na terça-feira, 3 de dezembro, a reunião que apresentou o planejamento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Eletronuclear, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros.
O encontro teve como objetivo alinhar as ações da CCR com os órgãos de resposta e o aprimoramento da comunicação ao público sobre intervenções na BR-101, especialmente em casos de bloqueios.
Entre os temas abordados na apresentação, a CCR destacou a atualização de seu aplicativo, prevista para março de 2025, com funcionalidades que facilitarão o acesso a informações em tempo real. Também foi discutida a necessidade de maior integração com a Eletronuclear e os órgãos de emergência, visando agilidade no planejamento e execução de ações. A mobilidade na Costa Verde e o fluxo seguro nas rodovias foram apontados como prioridades.
– O diálogo entre os órgãos presentes e a CCR mostrou o compromisso de todos em melhorar a comunicação e a mobilidade na região, especialmente em situações críticas. Esses encontros são fundamentais para garantir a segurança e tranquilidade da população – destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr.
Ficou acordado que o plano de emergência da CCR seguirá a logística estabelecida pela concessionária, mas será subordinado ao plano de emergência das usinas nucleares, considerado soberano. Além disso, caso haja necessidade, outras reuniões serão agendadas para aprofundar os temas debatidos e avaliar o andamento das medidas implementadas.