Inaugurada na quinta-feira, 17 de outubro, às 14h, na Casa Larangeiras, a nova exposição de artes plásticas da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD-AHSD) apresenta 120 obras, entre pinturas em tela e desenhos sobre papel, de 60 alunos com altas habilidades ou superdotação.
Os trabalhos foram selecionados pelo professor de Artes Leonardo José Pinto, que atua como curador da mostra organizada pela escola. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, além da Secretaria de Cultura e Patrimônio, que cedeu o espaço para a exposição. Todas as pinturas e desenhos estarão à venda, com a arrecadação sendo destinada diretamente aos estudantes.
A exposição, que ocorre desde 2008 em diversos espaços culturais, está aberta ao público na Casa Larangeiras, situada na Rua Arcebispo Santos, nº 131. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.
Sobre a UTD-AHSD
Os estudantes da rede pública municipal que apresentam altas habilidades ou superdotação têm acesso a um atendimento pedagógico especializado oferecido pela Unidade de Trabalho Diferenciado - Altas Habilidades / Superdotação (UTD-AHSD).
Nesta unidade, é disponibilizada uma suplementação pedagógica durante o contraturno escolar, que abrange oficinas de “Leitura e Produção Textual“, “Reflexão e Prática nas Ciências“, “Talentos Matemáticos“ e “Artes Plásticas“. Essa oportunidade é destinada a alunos entre 10 e 16 anos que estão cursando os anos finais do ensino fundamental da rede municipal e que demonstram habilidades nessas áreas, sendo selecionados em suas escolas regulares.
A UTD-AHSD ganhou destaque em todo o Brasil por sua coleção de medalhas em competições e olimpíadas de conhecimento. Muitos ex-alunos da classe de artes plásticas da unidade já concluíram cursos em instituições de renome, como a UFRJ e a UERJ.
Atualmente, a UTD-AHSD funciona no segundo andar da Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeira, localizada no Parque das Palmeiras.