Angra participa de evento online sobre alimentação escolar

Organizado pela FGV, webinar contou com apresentação da Secretaria de Educação

Terça-Feira, 15/10/2024 | .

Angra dos Reis apresentou a experiência do governo municipal em relação à alimentação escolar na educação infantil, na última segunda-feira, 14 de outubro, em webinar promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE).

Transmitido pelo canal da FGV no Youtube, o evento online contou com representantes de outras cidades que integram a Qualificação Direta em Primeira Infância (QDPI), projeto da Petrobras desenvolvido desde 2021 com o apoio da FGV DGPE, em 15 municípios das regiões Nordeste e Sudeste. O objetivo da ação é melhorar a gestão da educação infantil por meio de ações de qualificação e de apoio às equipes das secretarias de Educação.

A assistente de Educação Infantil e Alfabetização Melina Rocha, líder do projeto Qualificação Direta em Primeira Infância (QDPI), efetuou a apresentação da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação sobre a alimentação escolar em Angra dos Reis. Ela explicou sobre a gestão do serviço e a respeito do acompanhamento do próprio – pelo site da Prefeitura de Angra –, demonstrando cardápios e os números da alimentação nas creches e na pré-escola.

– Esse projeto oferece assessoria técnica para o município quanto à análise de dados, resolução de problemas e no planejamento de planos de ação, para que a educação infantil seja fornecida com a qualidade que as nossas crianças tanto precisam. Hoje, estamos mostrando um pouco de trabalho de Angra dos Reis para outros municípios, podendo servir de inspiração para outras cidades e também fazendo o compartilhamento das práticas – explica Melina.

As unidades de ensino de Angra dos Reis fornecem todos os alimentos necessários às crianças ao longo do dia, não sendo necessário que elas levem qualquer tipo de alimentação. Na educação infantil são respeitadas todas as legislações sobre zero açúcar e zero ultraprocessados, oferecendo á criança a qualidade alimentar que é necessária ao pleno desenvolvimento dela.

– O programa foi iniciado em 2022. De lá para cá, ações como a adaptação do cardápio com a necessidade nutricional da criança e às especificidades das atividades pedagógicas, assim como a garantia de diversidade de alimentos, são algumas das conquistas do município. Muito trabalho estratégico foi efetuado, como alteração dos horários das refeições para aqueles em que as crianças apresentavam melhor aceitação, testes de aceitabilidade, divulgação dos cardápios online, treinamento das equipes e conscientização das famílias por meio de reuniões e palestras com nutricionistas. O resultado nos dá orgulho e ainda mais força para seguir nesta direção – resume o secretário de Educação, Paulo Fortunato, que fez questão de participar da reunião.