Exposições movimentam espaços culturais no Carnaval

Equipamentos culturais funcionarão com horários especiais durante a folia

Quarta-Feira, 07/02/2024 | .

O horário de funcionamento dos espaços culturais de Angra dos Reis será modificado durante o período do Carnaval para atender moradores e turistas que visitam a cidade na época da folia.

A Casa Larangeiras, na Praça Zumbi dos Palmares, vai funcionar das 9h às 13h, de sábado à terça-feira, com a exposição em homenagem a Iemanjá em cartaz desde o último domingo, 4, sob a curadoria de Marcelo Ramos. A mostra traz fotos, imagens e objetos utilizados nos cultos a Iemanjá, orixá cultuado nas religiões de matriz africana. A exposição ficará aberta à visitação até o final de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no período de Carnaval, das 9h às 13h.

No Museu de Arte Sacra segue a mostra “Nasceu-nos hoje um Menino”, de sábado a Quarta-feira de Cinzas, das 9h às 13h. Nesta exposição, o visitante poderá conhecer o acervo sacro católico de Angra dos Reis com as figuras de Jesus na infância e sua família, em diversos materiais e técnicas. Com esculturas do século XVII até os dias atuais, além de outros suportes, como tecido e papel, entre outros.

Localizada na Vila do Abraão, na Ilha Grande, a Casa de Cultura Constantino Cokotós também estará aberta à visitação durante o Carnaval, no horário das 11h às 17h.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, localizada na esquina da Rua Raul Pompéia com a Rua do Comércio, estará fechada durante os quatro dias de Carnaval – de 10 a 13 de fevereiro.

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, visando garantir a segurança de funcionários e dos equipamentos, optou pelo fechamento neste período em função da programação do Carnaval no Centro da cidade, uma vez que as ruas ficam tomadas por foliões durante a passagem dos blocos, e o funcionamento poderia trazer prejuízo às exposições e obras.

– A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis fica no Centro, no coração da cidade, em meio ao circuito de passagem dos blocos, que cresceram muito nos últimos anos. Mesmo com todo o esquema de segurança montado pela Prefeitura de Angra para garantir a diversão dos foliões, não podemos colocar em risco a segurança da exposição da Afocar, que está na Casa de Cultura. Na Quarta-feira de Cinzas, o funcionamento retorna das 13h às 19h – explica o secretário.