CRAS Móvel leva atendimento ao Quilombo do Bracuí

Vários serviços assistenciais foram oferecidos na comunidade quilombola

Quarta-Feira, 26/07/2023 | .

Os moradores do Quilombo Santa Rita do Bracuí receberam nesta quarta-feira (26) o atendimento itinerante do Centro de Referência de Assistência Social, o chamado CRAS Móvel.
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, é a responsável por mais essa ação, com muitos atendimentos disponíveis para os moradores.

A dona de casa Thais Pires, 28 anos, foi uma das pessoas atendidas. Ela foi buscar informações sobre o cartão alimentação da filha de 5 meses.

– Sempre busco o auxílio do CRAS e agora, com o atendimento mais próximo, me ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas. Minha filha é cardiopata, com má formação no coração, e tem direito a benefícios. Gostei muito do atendimento que recebi aqui hoje.

Atualmente Angra dos Reis possui oito CRAS (Centro, Nova Angra, Campo Belo, Belém, Bracuí, Frade, Parque Mambucaba e Monsuaba) e a ideia é que o serviço itinerante amplie o número de atendimentos para trazer mais benefícios a quem mora longe das unidades.

– Estamos com o CRAS Móvel no quilombo do Bracuí e uma vez por mês estamos trazendo esse atendimento para facilitar a vida dos moradores. É muito importante, pois eles passam a ter mais informações sobre a assistência social que é um direito de todos – reforçou o assistente social Michel Sousa Moraes.

O CRAS Móvel é um miniônibus que leva uma equipe técnica da área social até as comunidades de acesso mais remoto. São oferecidos serviços como o atendimento do Cadastro Único, Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e outros benefícios socioassistenciais.

Mikaelly da Silva aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas e buscar atendimento perto de casa.

– Eu nasci aqui no quilombo e hoje vim atualizar o Cadastro Único. Esse serviço é muito acessível e facilita pela distância que temos que enfrentar para chegar até o CRAS, é mais de 40 minutos andando. O atendimento foi excelente – comentou a dona da casa de 27 anos.