Sistema Cicloviário é apresentado no Parque Mambucaba

Projeto voltado para os veículos não motorizados irá trazer mais segurança e fluidez para o trânsito do bairro

Sexta-Feira, 14/04/2023 | .

Nesta quinta-feira, 13 de abril, uma reunião na Sede da Secretaria Executiva do Parque Mambucaba apresentou o projeto do Sistema Cicloviário para o bairro. Ainda em fase inicial, o projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Angra, com o apoio da Iniciativa Mobilidade em Transformação, idealizada pela Cidade Ativa e Fundação Grupo Volkswagen. Nesse primeiro encontro, o objetivo era apresentar as ideias do projeto e escutar os moradores para que as demandas possam ser atendidas da melhor forma, trazendo mais segurança para os usuários de bicicletas do bairro.

- Foi uma reunião muito importante para a mobilidade urbana do Parque Mambucaba. No encontro de hoje, tivemos a possibilidade de colocar em pauta as nossas sugestões, permitindo que o projeto seja organizado para trazer as melhorias necessárias para o bairro. Vou procurar espalhar o projeto para o maior número de pessoas para que a comunidade abrace a ideia – comentou o advogado e pastor, Silas Gonçalves.

Segundo uma das responsáveis pelo projeto, Carla Matos, diretora do Departamento de Política de Mobilidade Urbana (Secretaria de Segurança Pública), a ideia do projeto surgiu após uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional.

- No ano passado, eu estava realizando alguns cursos para a minha capacitação profissional. Em um deles, era necessário enviar um projeto para a conclusão do curso. Como já estava desenvolvendo o projeto para o Parque Mambucaba, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, decidi apresentar este projeto. No final, ele acabou sendo selecionado pelas organizações responsáveis pelo curso e hoje estamos aqui para apresentar o modelo inicial para os moradores e entender melhor quais aspectos podemos melhorar no trânsito de bicicletas do Parque Mambucaba – comentou a diretora.

Nesse primeiro encontro, a apresentação começou com os participantes da reunião apresentando as suas ideias e contando um pouco de suas experiências com o uso de bicicleta. Durante a reunião, alguns pontos discutidos para a mobilidade urbana do bairro se destacaram, são eles: segurança para os usuários de bicicleta, fiscalização durante o horário de saída nos colégios e a criação de estacionamentos para bicicletas.

- O nosso curso, além de capacitar os estudantes, tem o objetivo de apoiar um projeto dos alunos participantes. Em 2023, o projeto que atenderá o Parque Mambucaba foi o escolhido, pois tem um desenvolvimento conjunto com os usuários do bairro. Além de desenvolver o projeto por meio de uma conversa ativa com os moradores, também vamos realizar ações na rua para que a população possa acompanhar de perto o desenrolar do projeto – comentou Cristiana Rodrigues, Coordenadora da Iniciativa de Mobilidade e Transformação do Cidade Ativa.