Cerca de 260 pacientes são atendidos no Mutirão da Catarata

Operações foram realizadas entre segunda e terça, no ginásio do Estádio Municipal, no Balneário

Quarta-Feira, 11/01/2023 | .

Entre os dias 09 e 10 de janeiro, cerca de 260 pessoas tiveram a oportunidade de receberem uma visão de qualidade graças ao Mutirão de Catarata que é realizado pelo Hospital Municipal da Japuíba, com parceria da Secretaria de Saúde. No mutirão, os processos cirúrgicos foram feitos numa carreta adaptada, localizada no ginásio do Estádio Municipal, cumprindo todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária.

- A ação de hoje é muito importante, pois permite que os pacientes sejam beneficiados com uma visão de qualidade, por meio das cirurgias de catarata, com um pré e pós cirúrgico de qualidade - comentou a técnica de enfermagem, Rosiara Nóbrega.

Os pacientes que são inseridos no mutirão de catarata passam por uma triagem dentro da Rede Municipal de Saúde. O morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ter acesso ao atendimento. Chegando no local, com base na queixa do paciente, o médico clínico realiza o encaminhamento para o profissional oftalmológico. A própria ESF encaminha os dados do mesmo para a central de regulação do município. Os atendimentos oftalmológicos são agendados pela regulação, sendo realizados no Hospital Municipal da Japuíba. Depois da realização de consultas e exames, havendo a necessidade constatada pelos especialistas, o paciente será encaminhado para um dos mutirões de catarata.

A cirurgia causa um impacto positivo na vida das pessoas que percebem a melhora logo após saírem do procedimento. Uma delas é a moradora da Japuíba, Ana Lúcia de Oliveira, que destacou o ótimo trabalho realizado pelos profissionais da Prefeitura de Angra, além da emoção de ter sua visão melhorada gratuitamente.

- Estou me sentindo super bem, uma cirurgia muito rápida e de qualidade. O atendimento dos funcionários da Prefeitura foi ótimo, fui super bem atendida em todas as fases do Mutirão – comentou a moradora.