Democratizando a informática

Informática ao alcance de todos em Angra dos Reis com mais 3 Centros de Inclusão Dogital

Sexta-Feira, 29/12/2006 | .

         A Prefeitura através do Programa Tecl@r - Tecnologia no Litoral de Angra dos Reis está democratizando a informática em Angra dos Reis. Nesta quarta-feira, dia 27, foram inaugurados mais dois Centros de Formação e Inclusão Digital no Município, um em Jacuecanga e um no Frade para que toda população tenha acesso ao mundo digital. Na semana passada, dia 20, foi inaugurado  o Centro  do Perequê. Os três foram construídos em parceria com a Eletronuclear e oferecem cursos e acesso à Internet, gratuitamente.
         O primeiro Centro de Formação e Inclusão Digital foi inaugurado no Centro da cidade em agosto do ano passado e está em processo de expansão   em todo o Município. O objetivo é democratizar o saber criando oportunidades, para camadas mais carentes da população, de acesso às novas tecnologias, premissas tão necessárias no competitivo mercado de trabalho.
         Estiveram presentes às cerimônias o Prefeito Fernando Jordão; o secretário de Integração Governamental e idealizador do Tecl@ar, Bento Pousa Costa; o assessor da presidência da Eletronuclear – parceira do Tecl@ar, através da compra dos equipamentos –, Leonam Guimarães; a subsecretária de Informática, Liliane Salomão, o Padre João Denij, os vereadores Essiomar Gomes, Marco Aurélio, Elias José Rabha e o presidente da Câmara, Carlinhos Santo Antônio. O Centro de Jacuecanga fica na Avenida Conde Maurício de Nassau s/nº e o do Frade,na Rua São Sebastião s/nº (ao lado Posto da Defesa Civil).        
         As associações de moradores, parceiras na inclusão digital, compareceram às cerimônias. São as associações, baseadas em pré-requisitos como ser alfabetizado e ter mais de 10 anos, que indicam os alunos para os cursos de informática. Em Jacuecanga estavam presentes o presidente da Associação da Água Santa, Manoel do Nascimento; do BNH, Nelson Furtado; do Morro do Moreno, Edílson Tavares; da Praia do Machado, Romário Ramirez, da Verolme, Luiz Carlos de Souza; do Village, Eduardo Santos e da Caputera, Eronides Vicente. Do Frade estiveram presentes Onilton Ribeiro, do Morro da Constância, Antônio Silvio Ribeiro e do Sertãozinho do Frade, Antônio Cordeiro.
         No Cyber Tecl@ar,  do projeto Acess@r,  todos podem usar a Internet gratuitamente para fazer pesquisas e para abrir e enviar e-mails. Já os cursos de informática gratuitos fazem parte do Projeto Inici@r. No Centro de Inclusão de Jacuecanga são 12 computadores que atenderão ao Cyber e aos cursos com capacidade para 264 alunos a cada período de 2 meses e meio. No Frade são 9 computadores para internet e para os cursos com capacidade para 200 alunos por período. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h30 às 20h30 e no sábado das 8h30 às 15h.
          Mas não é só a democratização do saber através  do acesso à informática  que coloca Angra dos Reis entre os municípios de ponta na inclusão digital. O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, revelou que o site da Prefeitura também é motivo de orgulho.
         - O site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br) já chegou à marca de dois milhões de acesso, sendo o terceiro do Estado do Rio. Isso é fruto de muito trabalho para que a nossa população seja incluída no mundo digital, tão necessário à formação profissional do mundo moderno -, disse Bento cuja formação acadêmica é em Análise de Sistemas.
         Há dois anos o prefeito Fernando Jordão determinou que Bento assumisse o departamento de informática da Prefeitura de Angra, que estava precário. Ele abraçou o desafiou com a criação da  Subsecretaria de Informática que trabalha no Tecl@ar, um programa amplo de desenvolvimento digital para Angra composto de vários projetos.
 

Secretarias relacionadas: