Dezenas de pescadores, seus familiares e diversas autoridades prestigiaram a festa de inauguração do Consultório Odontológico do Pescador que recebeu o nome de Francisco Paulo de Oliveira, uma homenagem a um grande pescador da cidade, o “Chico Preto”, presente ao ato.
Chico Preto foi um dos fundadores da Cooperativa de Pesca de Angra e um dos grandes batalhadores, que sempre buscou melhorias para o setor pesqueiro, sendo que a última delas, mais uma vez vitoriosa, foi para que a sede da cooperativa continuasse no Cais do Aterro do Carmo, como lembrou o Prefeito Fernando Jordão, durante a inauguração na manhã de quinta-feira, dia 21.
_ É com orgulho que inauguro este consultório, que homenageia este homem de 83 anos. E principalmente por ser um consultório exclusivo para os pescadores e suas famílias. Aprendi a admirar Chico Preto, através de um ex-Prefeito da cidade, o Senhor Jorge Wishart, que foi meu grande iniciador na vida política. Jorge era amicíssimo de Chico Preto, uma pessoa que sempre considerou valorosa e digna. E eu passei a conhecê-lo melhor durante o impasse que ocorreu recentemente em relação à sede da Cooperativa. A partir daí passei a admirá-lo muito mais, -disse o Prefeito.
O Consultório Odontológico dos Pescadores vai funcionar na sede da Secretaria de Pesca, na Avenida Júlio César de Noronha, 317, no São Bento.
A aquisição do consultório dentário para os pescadores era um sonho antigo do Prefeito Fernando Jordão que virou realidade graças ao empenho do Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, do Secretário de Pesca, Humberto Martins Ramos Reis e do Presidente da Fundação de Saúde do Município, João Domingos. Eles se uniram com a Cruz Vermelha e através de uma importante parceria possibilitaram mais esta conquista para o município.
Para tornar o sonho realidade, a Secretaria de Pesca cedeu o espaço, está fazendo o cadastramento dos pescadores interessados e manterá o espaço; a Cruz Vermelha doou os gabinetes e todos equipamentos que fazem parte do consultório dentário, além de se responsabilizar pelos funcionários que serão mantidos por ela (dois dentistas e uma assistente); e a Fusar construiu o imóvel, montou o consultório e ficará responsável pela compra de materiais necessários.
O consultório funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas com dois dentistas e uma assistente. Todos os pescadores profissionais e artesanais e seus familiares terão direito aos serviços, basta apresentar a carteira de pescador e se cadastrar na Secretaria de Pesca. Se o pescador não tiver a carteira, não tem problema, ela pode ser feita a qualquer momento pela Secretaria.
A festa de inauguração contou com as presenças do Prefeito Fernando Jordão, antigos Presidentes da Propescar, o secretário de Pesca Humberto Martins, o presidente da Fusar, João Domingos, o representante da Regional da Cruz Vermelha, Flávio Tolomelli, o Presidente da Câmara, Carlinhos Santo Antônio, os Vereadores Odir Plácido, Elias José Rabha e José Maria Justino; o Subprefeito da Ilha Grande Álvaro Signarelli, o presidente do Conselho Municipal de Pesca, Gediel de Castro, secretárioss municipais, além de diversas outras autoridades. Também estavam presentes o gerente de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Freire, o coordenador do Centro Odontológico de Angra, Paulo César Benzi e os dentistas e a auxiliar que trabalharão no Consultório do Pescador, Odim Machado, Luiz Henrique Velloso e Jane da Silva.
O Secretário Humberto Martins, que também , “é filho da Ilha Grande”, nasceu na Praia Grande de Araçatiba, estava radiante com a nova aquisição, que era um de seus sonhos. Ele contou que a idéia de implantar o consultório surgiu numa vinda da Ilha Grande, do Provetá, em companhia do presidente da Fusar, João Domingos. Humberto contou a João Domingos que quando era criança existia um consultório de odontologia para pescadores, na Colônia de Pescadores e que ele muitas vezes usufruiu deste serviço. Solicitou a volta do serviço e o presidente da Fusar aceitou na hora e foram conversar com o Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa que abraçou totalmente a idéia e tornou o sonho realidade.
Durante a inauguração, o Prefeito Fernando Jordão enalteceu os pescadores falando que eles são pilares importantes da base de desenvolvimento da cidade e elogiou a determinação de seus secretários em realizar obras como o consultório, que “com certeza vai atender plenamente toda categoria.” Citando o Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, o Prefeito agradeceu todo o governo pelo empenho em ações que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade, como a aquisição de mais este serviço odontológico.
Na ocasião, o Prefeito anunciou que está dando um choque de reurbanização na cidade porque a população, turistas e a natureza merecem respeito e uma cidade ordenada e com saúde.
O grande choque ou o grande “boom” da saúde, para o início de 2007, foi revelado pelo presidente da Fusar João Domingos. Segundo ele, o Município ganhará mais 16 novas unidades de PSFs – Postos do Programa Saúde da Família, que serão implantados na Nova Angra, Belém (2), Morros Carioca, Carmo, Fortaleza e Tatu, Praia do Anil, Monsuaba (3), Gamboa e 2 no Bracuí.
Em relação a reurbanização, o Prefeito Fernando Jordão falou sobre o Projeto Praia Limpa que além de diversas ações sócio-educativas voltadas para banhistas, barqueiros e turistas está também demolindo imóveis construídos sob a areia de praias, no continente e nas ilhas, seguindo lei federal que rege sobre áreas de preservação permanente.
Fernando Jordão falou também sobre a transformação do espaço urbano onde estão localizados o Mercado Municipal e a Casa Laranjeiras. Segundo ele, com os novos projetos de revitalização das áreas, que já estão prontos, os pescadores e artesãos da cidade serão muito mais beneficiados e valorizados.
_ Como nosso governo resgatou o belo hino de Angra dos Reis, que fala de nossas belezas naturais, resgatamos o consultório dentário dos pescadores, a Casa da Cultura e muitas outras conquistas, resgataremos ainda muito mais de nossa história , por isso estamos trabalhamos sério para reurbanizar o Centro, os morros e os bairros de nossa querida cidade. E continuando com nosso propósito, para isto vamos reformar a Casa Laranjeiras. Ela voltará a ter as características antigas. Lá funcionará o Centro do Artesão de Angra dos Reis com local para produção e comercialização de todo o produto, inclusive para os artesãos da ilha que fazem os barquinhos que estão em exposição na Casa da Cultura. O mercado redondo também será revitalizado e o mercado quadrado será demolido. Os pescadores então ganharão novo e adequado espaço para comercializar o pescado. No local também terá uma área livre para que os produtores rurais também possam vender seus produtos. Além dessas novidades, o Prefeito falou sobre diversos outros projetos como de revitalização dos morros do Centro e dos chafarizes da cidade que retornarão brevemente para os seus locais de origem e proporcionarão água potável para todos que quiserem dela beber. No final da cerimônia, cortou a fita de inauguração do consultório e foi conhecer as dependências, seguido pelos pescadores. Foi muito aplaudido por todos e disse que as mudanças não pararão e muitas outras ainda estão por vir.