A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Integração Governamental, vai inaugurar nesta quarta-feira, dia 20, às 19h, o Centro de Formação e Inclusão Digital do Perequê, na Rua Periard Cury s/nº, anexo à sede da Subprefeitura.
Esta é mais uma etapa do Programa Tecl@r - Tecnologia no Litoral de Angra dos Reis, idealizado pelo secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que vem sendo implantado desde o final do ano passado.
Assim como na primeira unidade do Tecl@ar, que funciona no Centro da cidade, a população do Perequê e adjacência vai contar com um Cyber Café Tecl@ar, através do projeto Acess@r, onde todos podem usar a Internet gratuitamente para fazer pesquisas e para abrir e enviar e-mails. Também serão oferecidos cursos gratuitos de informática, através do projeto Inici@r, para pessoas alfabetizadas com idade mínima de 10 anos e servidores públicos municipais. Só na unidade do Centro, a Prefeitura disponibilizou durante este ano, 1.500 vagas a cada 75 dias. As inscrições para os cursos gratuitos de informática tanto do Centro como do Perequê, são feitas através das Associações de Moradores.
O Centro de Formação e Inclusão Digital do Perequê possui 12 computadores de última geração e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h, e aos sábados das 8h30 às 14h. Além do Centro e do Perequê, já estão previstos Centros de Formação e Inclusão Digital em Jacuecanga, Frade e na Vila do Abraão (Ilha Grande). O programa conta com a perceria da ElEletronuclear.
Com o Tecl@r, a Prefeitura de Angra desponta como a primeira do Estado do Rio a investir maciçamente no projeto de inclusão digital, colocando a informática verdadeiramente ao alcance de todos. Através deste programa, a Prefeitura democratiza o saber criando oportunidades, para camadas mais carentes da população, de acesso às novas tecnologias, premissas tão necessárias no competitivo mercado de trabalho.