Duas grandes produções marcaram a penúltima noite da consagrada FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra. Na erça-feira, dia 14, aconteceram os espetáculos “Toda Nudez Será Castigada”, na tenda principal, às 20h30, com o grupo renomado Armazém Companhia de Teatro, e às 22 horas, “Renato Russo - a Peça”, com Bruce Gomlesvsky, gratuitamente na praça do Cais de Santa Luzia.
Milhares de pessoas lotaram O Cais de Santa Luzia para ver as peças teatrais e shows musicais, que somaram mais de trinta apresentações nas 13 noites em que a FITA transformou Angra na Cidade do Teatro.
O diretor de “Toda Nudez Será Castigada”, Paulo de Moraes, parabenizou a Prefeitura de Angra por estar patrocinando cultura para a população, dizendo que somente Prefeituras inteligentes têm a sabedoria para realizar eventos de tal porte. O mesmo foi reforçado por Bruce Gomlesvsky, protagonista e idealizador de Renato Russo – a Peça. Ele disse que ao criar o espetáculo nunca tinha imaginado que ele poderia ser visto gratuitamente em praça pública por um número tão grande de pessoas.“Se todos os governantes fizessem o que a Prefeitura de Angra está fazendo, com certeza o Brasil seria mais feliz”, afirmou ele.
O primeiro espetáculo da noite, Toda Nudez Será Castigada, texto do consagrado Nelson Rodrigues, prendeu a atenção do público com o estilo amor, desejo e morte contando a história do austero pai de família e viúvo Herculano que se envolve com a prostituta Geni que também se envolve com o filho de Herculano e se suicida no final.
O texto encenado pelos integrantes da Armazém Companhia de Teatro, grupo londrinense, hoje baseado no Rio de Janeiro, repetiu o sucesso por onde já passou. O espetáculo foi o vencedor do Prêmio Shell de Teatro (Rio) 2005, recebendo os troféus de melhor direção (Paulo de Moraes) e melhor iluminação (Maneco Quinderé). Também foi indicado nas categorias de melhor atriz (Patrícia Selonk), e melhor cenário (Paulo de Moraes e Carla Berri).
O espetáculo gratuito Renato Russo - a peça foi mais uma excelente surpresa para o público que lotou a praça do Cais de Santa Luzia, mesmo com a forte chuva que caía na noite. Escrito pelo protagonista da peça e dirigido por Mauro Mendonça Filho, o espetáculo foi criado para mostrar que Renato Russo, depois de dez anos de sua morte, continua vivo com sua genialidade retratada em diversos sucessos. Crianças, jovens e pessoas de todas as idades cantaram, dançaram e ficaram atentos a história do grande cantor, compositor e contestador de sucessos como “Que País é Este?” do grupo Legião Urbana. Bruce com grande desenvoltura, acompanhado de uma excelente banda fez excelentes performances, cantou diversos sucessos, chegando a caminhar e ser carregado entre o público. No final do espetáculo, a platéia não se cansava de pedir bis. Bruce aproveitou a oportunidade e cantou em homenagem à cidade a música “Angra dos Reis”, de autoria de Renato Russo. Neste momento, enalteceu a beleza natural da cidade dizendo que Angra é linda e que todos devem preservá-la. No final, depois de atender a diversos pedidos de bis, o espetáculo se encerrou deixando saudades nos fãs.