Prevenção à Dengue no Abraão

Prefeitura vai fazer Dia D de Combate à Dengue, dia 10, no Abraão

Quarta-Feira, 08/11/2006 | .

 
A Prefeitura de Angra dos Reis vem realizando preventivamente durante todo este ano, nos bairros e principalmente em escolas, diversas ações de orientação para prevenção à proliferação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. Dentro destas ações uma equipe de 15 agentes e educadores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra dos Reis vai zarpar para a Vila do Abraão, Ilha Grande, sexta-feira, dia 10, para realizar o Dia D de prevenção à Dengue.
Uma outra equipe de 100 funcionários também já está se preparando para o Dia D de Combate Nacional à Dengue, dia 18, que acontecerá em todas as localidades do continente, conforme calendário do Ministério da Saúde.
Na Ilha Grande, O Dia D foi antecipado porque já é rotina da Secretaria de Saúde realizar separadamente do continente todas as outras grandes campanhas nas ilhas, como as de vacinação nacional, devido à infra-estrutura diferenciada que a localidade requer.
 No Abraão, a Prefeitura fará um trabalho de orientação distribuindo panfletos e informações em duas tendas, localizadas em frente à Igreja Católica. As orientações são para o que a população deve fazer para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, que se multiplica com grande facilidade no verão, quando encontra local propício para se reproduzir: água limpa e parada. A Secretaria também vai trabalhar com as crianças da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega que fará cartazes e desenhos sobre o assunto.
Conforme informações do Secretário de Saúde, Amílcar Caldellas, a Ilha Grande não tem histórico de numerosos casos de Dengue, mas prevenir é o melhor remédio para que este quadro não sofra mudanças, já que o local é um dos pontos turísticos mais visitados no verão por pessoas de todo o mundo e deve ter uma atenção preventiva.
A Dengue é uma doença que não está erradicada no Brasil e no mundo e ela pode ser importada através de todos os meios de transportes e em materiais trazidos pelos viajantes. Para que os trabalhos surtam o efeito de prevenção e orientação necessárias, a Prefeitura também irá fazer barreiras epidemiológicas na Baía da Ilha Grande vistoriando barcos e seus tripulantes.
Em Angra dos Reis, o Dia D é coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde - Sub-Coordenação do Programa de Vigilância Entomológica (setor ligado à Vigilância Epidemiológica, que cuida dos problemas de saúde causados por insetos).
Em 18 de novembro, Dia Nacional de Combate à Dengue, serão realizados trabalhos de panfletagem em todos os distritos da cidade, onde funcionarão seis tendas fixas com distribuição de materiais informativos e explicações técnicas dadas por agentes de saúde.
Serão montadas tendas no Centro (duas na Praça Codrato de Vilhena), na Nova Angra (ao lado do Centro Comercial Nelsinho), no Posto de Saúde da Japuíba, no Village/Jacuecanga (próximo ao Posto de Saúde), no Perequê (próximo ao Supermercado Esal) e uma no Centro do Frade.
Nas tendas, a população, além de receber informações de prevenção contra a infestação do Aedes aegypti, poderá conhecer como os agentes trabalham diariamente, os materiais utilizados, os biolarvicidas usados, amostras dos índices do vetor e do inseto nas fases adulta e em larvas, além de fotos explicativas.
Para que as ações do Dia D se tornem eficazes, as Secretarias de Saúde e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação vão trabalhar com as escolas da Rede Municipal Ensino, que intensificarão a abordagem do assunto propondo aos alunos um concurso de cartazes referentes à campanha. As melhores frases e melhores desenhos serão expostos nas tendas montadas nas comunidades.
Também fará parte das atividades do Dia D de Combate Nacional à Dengue, a formação de uma Barreira Epidemiológica nas localidades de divisa da cidade: nos postos de policiamento no Zungu, Verolme e em Mambucaba. Nestas barreiras, os agentes de saúde interpelarão as pessoas com questionários para saberem suas procedências, se são moradores ou visitantes, se vêem de local onde a história de infestação de Dengue no último verão foi grande ou não, se trazem materiais que podem estar infestados e diversos outros questionamentos.
 Nas localidades, onde no último verão, houve maior incidência de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, principalmente nos primeiro e segundo distritos (Centro, Morros e Grande Japuíba), os agentes intensificarão as visitas nos pontos estratégicos (cemitérios e oficinas). Eles farão tratamento nas caixas de águas em locais de difícil acesso, com apoio da Secretaria de Defesa Civil, e tratamento com o carro Fumacê. Visite as tendas e colabore com a prevenção.
Em Angra Dia D de Combate á Dengue é todo dia. Portanto fique atento:
1-Quase todos os focos estão em residências.
2- Metade dos focos é encontrada em pratos de vasos sem areia.
3- É preciso eliminar as larvas.
4- Semanalmente faça uma busca em sua casa para eliminar os mosquitos. Não deixe ele se criar.
5-     Jogue o lixo no lixo. Não jogue nos terrenos baldios, rios, ruas e em encostas.
6-     Mantenha a caixa de água bem fechada.
7-     Guarde as garrafas de boca para baixo.
8-     Deixe os pneus em locais cobertos, ou então os fure.
9-     Elimine qualquer tipo de água parada.
10-Receba bem o Agente de Saúde.

Secretarias relacionadas: