A Prefeitura de Angra dos Reis disponibilizará uma equipe de cerca de 100 pessoas (agentes, funcionários da saúde e colaboradores) para atuarem em seis tendas espalhadas por todo o município no sábado, 18 de novembro, Dia D de Combate Nacional à Dengue. Na Vila do Abraão, Ilha Grande, a campanha será antecipada e o Dia D acontecerá na sexta-feira, dia 10 de novembro.
O Dia D foi proposto como um marco importante de prevenção à Dengue, doença que tem nos meses de verão seu pico de manifestação, já que a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se dá mais facilmente devido às fortes chuvas seguidas de forte calor e vice-versa. Por isso, é tão importante intensificar as medidas necessárias de conscientização à população e de combate aos focos do mosquito, ou seja, normalmente água parada e limpa. Mas isso não significa que o trabalho de combate ao mosquito não seja feito o ano todo. Pelo contrário, os agentes municipais de saúde têm trabalhado o ano inteiro, justamente para evitar o pico da doença no verão.
Em Angra dos Reis, o Dia D é coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde - Sub-Coordenação do Programa de Vigilância Entomológica (setor ligado à Vigilância Epidemiológica, que cuida dos problemas de saúde causados por insetos).
No dia 18 serão realizados trabalhos de panfletagem em todos os distritos da cidade, onde funcionarão as seis tendas fixas com distribuição de materiais informativos e explicações técnicas dadas por agentes de saúde.
Serão montadas tendas no Centro (duas na Praça Codrato de Vilhena), uma na Nova Angra (ao lado do Centro Comercial Nelsinho), uma no Posto de Saúde da Japuíba, uma no Village/Jacuecanga (próximo ao Posto de Saúde), uma no Perequê (próximo ao Supermercado Esal) e uma no Centro do Frade.
Nas tendas, a população, além de receber informações de prevenção contra a infestação do Aedes aegypti, poderá conhecer como os agentes trabalham diariamente, os materiais utilizados, os biolarvicidas usados, amostras dos índices do vetor e do inseto nas fases adulta e em larvas, além de fotos explicativas.
Para que as ações do Dia D se tornem eficazes, as Secretarias de Saúde de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação vão trabalhar com as escolas da Rede Municipal Ensino, que intensificarão a abordagem do assunto propondo aos alunos um concurso de cartazes referentes à campanha. As melhores frases e melhores desenhos serão expostos nas tendas montadas nas comunidades.
Também fará parte das atividades do Dia D de Combate Nacional à Dengue, a formação de uma Barreira Epidemiológica nas localidades de divisa da cidade: Garatucaia, Perequê, Serra D’Água e Vila do Abraão (Ilha Grande). Nestas barreiras, os agentes de saúde interpelarão as pessoas com questionários para saberem suas procedências, se são moradores ou visitantes, se vêem de local onde a história de infestação de Dengue no último verão foi grande ou não, se trazem materiais que podem estar infestados e diversos outros questionamentos.
Nas localidades, onde no último verão, houve maior incidência de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, principalmente nos primeiro e segundo distritos (Centro, Morros e Grande Japuíba), os agentes intensificarão as visitas nos pontos estratégicos (cemitérios e oficinas). Farão tratamento nas caixas de águas em locais de difícil acesso, com apoio da Secretaria de Defesa Civil, e tratamento com o carro Fumacê. Visite as tendas e colabore com a prevenção.