Operação Angra legal

No mar de Angra é apreendida uma traineira e desmontado camping clandestino na Ilha da Gipóia

Segunda-Feira, 31/12/2007 | .

  A Operação Angra Legal com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e agentes do Batalhão Florestal apreenderam ontem, dia 30, na Praia do Sul (Reserva Marinha da Praia do Aventureiro)  a traineira Pedro Henrique que estava fazendo pesca ilegal de cerco na área.

Abordados pela fiscalização, os pescadores abriram as redes e soltaram grande quantidade de peixes. Segundo um dos coordenadores da operação, o presidente da Fundação de Turismo de Angra, Manoel Francisco de Oliveira, a embarcação foi levada para ao Praia do Abraão onde os Batalhões de Polícia ficam sediados. Dentro da embarcação foram apreendidos cerca de 200 quilos de pescado que fopram doados para a comunidade do Abraão.

Ainda no dia 30 foi desmontado um camping ilegal na Prainha, na Ilha da Gipóia e trazidos para o continente cerca de 43 estudantes que estavam acampados no local. A operação coordenada de forma pacífica pela fscais presentes contou com a colaboração total dos campistas que alegaram que não sabiam que estavam cometendo crime ambiental. 

A Operação Angra Legal  continua até o dia 6 de janeiro em Angra dos Reis coibindo,  com ações de fiscalização, o turismo predatório, o comércio irregular, acampamentos clandestinos, construções irregulares, pesca e mergulho clandestinos, desmatamentos, queimadas e todos os tipos de agressões ambientais, tendo como objetivo aumentar  a consciência da necessidade de se preservar o rico patrimônio natural de Angra.

É uma ação que é realizada  de forma permanente no município, sendo intensificada durante os feriados prolongados, principalmente em áreas turísticas como as ilhas. É uma iniciativa de toda a Prefeitura, que realiza ações integradas com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), o Instituto Nacional de Florestas (IEF), a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), a Polícia Florestal e a Polícia Militar. As ações contam com fiscais das Secretarias Municipais de Fazenda, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Fazenda, de Saúde (Vigilância Sanitária).

Durante as ações, cada órgão tem atuação efetiva dentro de suas áreas. Já a Prefeitura, prepara todo um apoio logístico  para que os agentes cheguem com rapidez a qualquer ponto do município, tanto no continente como na Ilha Grande.

Segundo Manoel Francisco, a Operação Angra Legal vem colhendo frutos positivos desde sua implementação efetiva,  em janeiro de 2006 em todo o município.  Neste fim de ano, a ocupação na Ilha Grande, uma das sete maravilhas do Rio, está sendo considerada pelos coordenadores como satisfatória,  sob controle e   com irregularidades mínimas. 

Neste fim de semana, a Operação Angra Legal percorreu toda a Ilha Grande e a orla de Angra com um helicóptero e diversas lanchas.

Secretarias relacionadas: