Dando continuidade a entrega dos calçadões que beiram as estradas que dão acesso ao Centro da Cidade, o Prefeito Fernando Jordão inaugurou de forma saudável e animada, na manhã ensolarada de sábado, dia 29, um dos primeiros trechos que a Prefeitura construiu beirando a BR-101, de Jacuecanga ao Camorim Pequeno, totalizando cerca de 12 mil metros quadrados de obras.
O Prefeito caminhou em passos firmes, todo o trecho, acompanhado por um grande número de moradores. O grupo, sempre puxado pelo Prefeito e um grupo de mulheres, só parou no trecho do Belvedere para tomar água e ganhar fôlego.
A construção de calçadões faz parte do Programa “Angra – Caminhar é Saúde”, da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura. Vai beneficiar os moradores e praticantes de esportes de todo o Município, de Garatucaia ao Perequê. Os calçadões estão sendo feitos ao lado das vias públicas municipais, estaduais e federais para possibilitar que todos possam caminhar com segurança e conforto entre os bairros . Toda a obra é dotada com infra-estrutura, inclusive sinalização e equipamentos de segurança tais como guarda-corpo e guard-rail.
A caminhada de inauguração começou às 8h30 quando o Prefeito se reuniu com os moradores em frente ao Posto de Gasolina de Jacuecanga e só terminou por volta das 9h30, na Praça do Camorim Pequeno.
Fernando Jordão, acompanhado de diversos secretários municipais, conversou animadamente com os moradores explicando que a meta de sua equipe de trabalho na Prefeitura, é terminar o governo entregando o máximo possível de obras que beneficiem o maior número de pessoas modificando para melhor a qualidade de vida delas e valorizando os bairros.
- Construir calçadões, criar e reurbanizar praças, pavimentar e iluminar vias, são obras importantes que estamos entregando para nossa população. Elas embelezam os bairros, dão mais segurança e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com a construção de calçadões como este, aumentou sem dúvida, o número de pessoas que passaram a caminhar em todo o Município, e com isso, com certeza mais pessoas ganharam saúde, fizeram novas amizades e ficaram mais felizes. Eu também estou muito feliz por poder estar aqui caminhando com os moradores- disse o Prefeito.
Na verdade, o sentimento era recíproco. Dezenas de mulheres rodeavam o Prefeito e conversavam animadamente sobre os progressos que obtiveram depois que passaram a caminhar diariamente no calçadão.
As irmãs Marli, Edilene, Maria Helena, e Marleide Brito, correm e caminham quase que diariamente do Camorim a Jacuecanga e garantem que passaram a ser mais felizes e mais animadas depois que começaram a praticar a caminhada.
- Só temos que agradecer pela construção do calçadão. Agora passamos a caminhar com segurança e conforto. Acabaram os buracos na calçada estreita que tínhamos aqui. Ganhamos muito mais qualidade de vida, saúde e principalmente esta obra é um lazer para as donas de casa como nós, é como se fosse estivéssemos fazendo uma terapia caminhar com amigas vendo toda esta natureza linda- afirmou Edilene.
Com ela concordaram, Valmira, Dorinha, Lair, Ivone , Diva, Lourdes, Ivanília, Maria do Carmo e demais moradoras de Jacuecanga e do Camorim presentes na caminhada. Os homens também estavam satisfeitos e marcaram presença no evento, só que em número menor. O servidor público Carlos Alberto Gonçalves, 52 anos, era um deles.
- Excelente a idéia desses calçadões. Quase todos os dias corro por aqui durante uma hora. Antes eu vinha apenas de Jacuecanga até a Praia do Machado porque era muito perigoso correr ao lado da estrada sem proteção. Agora a realidade é outra. Minha meta agora é chegar até o centro correndo.- disse ele sorrindo.
Atualmente a Prefeitura de Angra dos Reis, está investindo cerca de R$ 2 milhões e oitocentos mil na construção de aproximadamente 23.400 mil metros quadrados de calçadas em todo o município. Muitas delas já estão prontas e sendo utilizadas pela população, especialmente para caminhadas, como no caso deste trecho que foi inaugurado. Algumas áreas receberam obras, só que de urbanização e reformas.
Outros trechos contemplados foram os da Sapinhatuba I ao Campo Belo, com três quilômetros de calçadas e 66 postes de iluminação pública; do Condomínio Morada do Bracuhy até a E. M. Áurea Pires, com 0,92 quilômetros de calçadas e 27 postes de iluminação pública; com ciclovia do aeroporto da Japuíba, com 0,6 quilômetros de calçadas e nove postes de iluminação pública; do final da praia da Monsuaba até a casa n° 4284, com 1,8 quilômetros de calçadas e 58 postes de iluminação pública; do trevo São Cristóvão ao Centro, 2,3 quilômetros de calçadas e 65 postes.