Mais um grande passo foi dado em Angra dos Reis: a criação da Fundação de Cultura. O nome do presidente do órgão foi anunciado pelo Prefeito Fernando Jordão na manhã de quinta-feira, dia 27, em reunião com os conselheiros de Cultura. Mário dos Anjos foi escolhido pelo prefeito para estar à frente da Fundação de Cultura e trilhar esse caminho de muito trabalho, porém, com a perspectiva de diversos avanços para o segmento.
Com a Fundação de Cultura, a atual Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos será desmembrada. A partir de janeiro de 2008, será criada a Secretaria de Esporte e Lazer, passando os grandes eventos como Réveillon, Procissão Marítima e Carnaval, entre outros, para a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra). Já os assuntos pertinentes à cultura como patrimônio histórico, festas tradicionais como a do Divino e, principalmente, uma política pública para o segmento, serão responsabilidades da Fundação de Cultura. O órgão contará com verba própria e com a Lei de Incentivo à Cultura, que possibilitará patrocínio da iniciativa privada a projetos culturais.
Com o anúncio do nome do presidente, a equipe de trabalho será montada e deverá ser apresentada ao Conselho de Cultura, eleito durante a IV Conferência Municipal de Cultura de Angra dos Reis, em novembro de 2006, um marco no resgate do desenvolvimento de políticas públicas para o setor.
Além do Prefeito Fernando Jordão, a reunião contou com a presença do secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa; do subsecretário de Cultura, Marcelo Tavares; dos membros do Conselho de Cultura; dos vereadores Elias José Rabha (Fiote), Essiomar Gomes e Aguilar Ribeiro, entre outras autoridades e artistas.
O prefeito ressaltou a importância do movimento cultural para marcar uma boa administração.
- O movimento cultural é muito importante para abrir a mente de um administrador e esta reunião com representantes de diversos segmentos é a prova disso. A criação da Fundação de Cultura é um grande passo nesta luta, mas ainda não é tudo. Temos muito a fazer daqui por diante. A fundação terá mecanismos para trabalhar e desenvolver uma política pública que o segmento almeja. Sabemos que não só o presidente deste novo órgão, mas todas as pessoas ligadas à cultura vão continuar tendo dificuldades, mas este já é um enorme avanço. Destaco o trabalho do secretário Marcus Veníssius, que teve a humildade de ouvir o segmento e se empenhar para que a Fundação de Cultura fosse criada - , disse Fernando.
De acordo com Veníssius, o órgão nasce com a vitória de uma Lei de Incentivo à Cultura.
- Acredito que se a administração do Prefeito Fernando Jordão não tivesse feito mais nada pela cultura de Angra - e foram feitas muitas coisas -, apenas a reativação do Conselho de Cultura, que fortaleceu a criação da Fundação de Cultura, já teria sido um marco. Agradeço à Dona Maria Helena Ururahy, que tanto se empenhou na reativação do conselho, quando estava à frente da Subsecretaria de Cultura, sendo fundamental neste processo. É muito bom sentir que cumpri meu papel -, disse Veníssius.
Mário dos Anjos, que sempre esteve à frente do movimento cultural de Angra dos Reis, disse estar feliz com a nomeação e motivado a trabalhar muito.
- O Prefeito Fernando Jordão é um homem de visão e mostrou isso dando este grande passo que é a criação da Fundação de Cultura. Há muito tempo lutamos pela valorização de nossos talentos. Agora vamos reunir a equipe, trabalhar em conjunto com o Conselho de Cultura e desenvolver uma política pública com uma base forte para o nosso município, tão rico em diversos segmentos -, vislumbrou Mário.