Venda de artesanato

Produção de artesanato do Programa Sertão Vivo/Ilha Viva está a venda no Espaço Eletronuclear

Terça-Feira, 18/12/2007 | .

     Fica até o dia  31 de dezembro, das 8h às 21h no  Espaço Cultural da Eletronuclear, na Avenida Júlio Maria, nª 160, no Centro da Cidade, a exposição de produtos artesanais em fibra de bananeira e sementes (cestas, caixas, porta-jóias, porta-retratos, bolsas, luminárias, biojóias, etc.),   do Programa Sertão   Vivo / Ilha Viva. O objetivo vender e  divulgar produtos artesanais confeccionados com diversos recursos naturais, proporcionar a socialização da cultura local das diferentes comunidades; gerar renda para as comunidades que fazem parte do Programa Sertão Vivo/Ilha Viva;
        O Programa Sertão Vivo / Ilha Viva é uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis , através da Secretaria Municipal da Educação , Ciência ,Tecnologia e Inovação , com o  patrocínio da Eletronuclear e apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa começou  em 2002 em quatro comunidades e atualmente atende a doze comunidades: Praia da Longa, Sítio Forte, Praia Vermelha, Praia Grande de Araçatiba, Proveta, Aventureiro, Caputera, Sertão do Bracuí, Ariró, Sertão do Perequê, Serra d’água e Abraão.
        O programa visa apresentar alternativas de trabalho e geração de renda, buscando  interagir com a realidade de cada comunidade, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.        Entre as ações desenvolvidas estão: artesanato com fibra de bananeira; artesanato de biojóias; artesanato com palha de milho; aproveitamento integral de alimentos, doces em compotas, geléias, balas e noções básicas de hotelaria.
        Os produtos têm sido oferecidos em feiras locais, hotéis, pousadas, festas comunitárias e eventos diversos do calendário oficial. Os lucros são divididos entre os participantes, respeitando a reserva financeira necessária para a compra de insumos e outros materiais para a continuidade da produção.
 

Secretarias relacionadas: