Angra dos Reis comemora uma de suas Padroeiras, Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro e como manda a tradição a data será festejada com toda deferência que merece. A novena começa no dia 29, quinta-feira e termina no dia 7, sexta-feira, às 19h30, sempre na Igreja da Matriz.
O grande dia, 8 de dezembro começa às 8h com Missa, sempre na Igreja da Matriz. A Missa Festiva com a presença do Bispo Dom Ubiratam, será às 10h. Mais tarde às 15h tem Oração e Benção para o Enfermos e às 17h a tem a tradicional Procissão que sairá da Praça da Bíblia no Balneário em direção à Igreja da Matriz, no Centro da cidade onde haverá Missa Campal.
Além da festa religiosa, as comemorações em honra à Padroeira também terá as “Barraquinhas”, no Aterro do Carmo, no Centro da Cidade, entre os dias 4 e 13 de dezembro. Uma espécie de quermesse que também faz parte das tradições religiosas católicas de Angra dos Reis que tem a peculiaridade de ter dois padroeiros. São Benedito, também é considerado Padroeiro da cidade. Sua festa acontece sempre na primeira segunda-feira após a Semana Santa.
A festa em louvor à Nossa Senhora Conceição tem origem em 1632 com a chegada na então Vila dos Reis Magos da Ilha Grande de uma Imagem da Imaculada Conceição vinda de Portugal. Esse fato, envolto em uma lenda muito bonita afirma que a Imagem queria permanecer na cidade ao invés de seguir seu destino rumo a uma vila no litoral de São Paulo o que provocou a troca do padroeiro, que na época eram os Reis Magos.
Diz a lenda que toda a vez que a embarcação que levava a Santa partia da Baía da Ilha Grande, era obrigada a retornar por causa de tempestades que a impedia de seguir seu destino. Por três vezes o comandante tentou seguir viagem, mas sempre se formava uma tempestade e a nau não podia partir. Acreditando que fosse um sinal divino o comandante resolveu deixar a imagem em Angra e seguir viagem. A devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi propagada de geração a geração até os dias de hoje.
A Igreja da Matriz foi erguida em 1749 em louvor à Santa e no ano passado foi revitalizada e ganhou iluminação artística. Localizada na movimentada Rua do Comércio, mantém até hoje sua graciosidade. Tombada pelo SPHAN em 1954, o estilo barroco predomina nas suas linhas externas e no interior da nave. Por seu valor histórico e comercial a secular a imagem original de Nossa Senhora da Conceição, de espetacular beleza, se encontra no Museu de Arte Sacra que funciona na Igreja da Lapa, também no Centro da cidade. Foi recentemente restaurada pela equipe de restaurados da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Eventos.