Educação e família em destaque

Eventos de alunos e famílias beneficiadas por programas sociais na rede municipal lotam escola do Belém

Segunda-Feira, 03/12/2007 | .

Aconteceu nesta sábado, dia 01, na E.M. Prof. Tânia Rita de O. Teixeira, no Belém o VI Seminário da Família na Escola destinado aos usuários do Núcleo de Apoio à Família na Escola (NAFE) e o Encontro de Famílias Beneficiárias pelo Programa Meu Filho na Escola.  As famílias beneficiadas pelo pelos dois programas passaram a manhã refletindo e discutindo a importância de estabelecer nos lares e nas escolas um ambiente de alegria e prazer, para favorecer o desenvolvimento da auto-estima e dos valores éticos, morais e espirituais, tão necessários à sociedade e à melhoria da qualidade de   vida do cidadão.
O NAFE  foi criado em 2001, funciona na sede da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação com um psicólogo, um fonoaudiólogo e um psicopedagogo, com o apoio do Ministério Público, das Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Cultura, Esportes e Eventos e do Conselho Tutelar. Tem por objetivo apoiar os alunos e suas famílias estreitando os laços e afeto que contribuam para o crescimento da criança e do adolescente.
O Programa Bolsa Família é uma iniciativa do Governo Municipal que paga meio salário mínimo por família, visando garantir a permanência das crianças e adolescentes na escola e através de atividades de geração de trabalho e renda melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos. Atende 450 famílias, sendo 961 crianças de 6 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias em diversas comunidades   do Município.
 A abertura dos eventos contou com a presença da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stela Salomão e da subsecretária de Educação, Dilcéa de Souza Alves. A secretária lembrou que essas ações têm o objetivo de fazer com que a escola ultrapasse seus limites possa criar uma nova mentalidade em cada lar assistido.
- Nosso objetivo é fazer uma escola cada vez melhor, que agregue   suas ações para que elas ultrapassem os muros da escola e estimulem a criação de uma nova mentalidade nos lares de nossas crianças, - explicou Stella Salomão.
Logo após, teve apresentação do grupo teatral Trupe do Descoco. Sob a direção da Professora Márcia Brasil,  é formado por alunos da Escola Municipal Cacique Cunhãbebe. Depois teve a palestra cujo assunto abordado   foi tema do evento: “Quem Ama, Cuida”!, proferida pela psicóloga do NAFE, Jaqueline C. Rabelo.   A manhã também contou com a apresentação do Grupo de Flauta e de Violão, com Exposição de Fotos sobre o NAFE e o Meu Filho na Escola.
Também teve a entrega de certificados dos Cursos de Geração de Trabalho e Renda  (Pintura em Tecido, Corte e Costura e Manicure-Pedicure) realizados pelas mães das famílias assistidas pelo Programa Meu Filho na Escola. Enquanto as famílias participavam de toda essa programação as crianças faziam recreação com uma turma de normalista do Colégio Estadual Almirante Vargas (CEAV), que foram colaborar com evento. Para finalizar a manhã   foi servido o tradicional almoço   com um cardápio de deixar água na boca: arroz, feijão, farofa, frango, suco e banana.

Secretarias relacionadas: