A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra) e da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos foi mais uma vez uma das mais importantes parceiras do grande sucesso da quarta edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita 2007), realizada pelo Jornal Maré, de
O evento que já consagrou Angra como a Cidade do Teatro foi uma verdadeira maratona de arte que encheu de sonhos as noites e tardes do feriadão prolongado transformando-se numa opção cultural imperdível para a população e para os turistas que lotaram o Município.
O encerramento na noite de segunda-feira, dia 19, com o espetáculo “Virgolino Ferreira e Maria de Déa – Auto de Anjico” , com os atores Marcos Palmeiras e Adriana Esteves, encenando os últimos momentos amorosos dos cangaceiros Lampião e Maria Bonita, lotou a tenda principal. Apresentando um belíssimo cenário e interpretações perfeitas, os atores foram aplaudidos de pé pela platéia e pela imprensa presente. As cadeiras, na última noite da Fita, foram insuficientes e muitas pessoas se acomodaram no chão para apreciar mais de perto o espetáculo.
_ Mesmo ficando longe do palco, deu para ver e ouvir tudo perfeitamente. Sempre venho em uma noite da Fita, quando tem atores que já conheço. Venho para vê-los mais de perto e porque também gosto de teatro e ainda mais quando podemos pagar um preço bom, como o que pagamos, eu e meu marido. A Fita deste ano foi excelente. Volto ano que vem com certeza, disse Abigail Costa, 61 anos.
Os estudantes Eduardo Carlos e Renata não viajaram no feriado para a região serrana, preferiram ficar curtindo praia e participando da Fita.
_A Renata gosta muito de teatro. Dessa vez não deu para ela fazer a oficina da Fita porque foi muito disputada, mas no ano que vem com certeza conseguirá uma vaga. Já nos espetáculos, viemos quase todas as noites e gostamos muito de Alma Imoral, Pão com Mortadela, Minha Mãe é uma Peça e rimos muito com Nós na Fita e Sua Excelência, o Candidato. Desistimos de viajar com meu pai para Teresópolis e valeu a pena ficar por aqui, não é sempre que podemos assistir várias peças de só uma vez – afirmou Eduardo.
No palco, o curador da Fita, João Carlos Rabelo, brindou com os atores e participantes do evento, homenageando todos que trabalharam para que a Fita repetisse o sucesso dos anos anteriores. Segundo ele, cerca de 1.200 pessoas trabalharam efetivamente para que tudo saísse perfeito. Agradeceu os patrocinadores e apoiadores, principalmente ao Prefeito Fernando Jordão, pela importante parceria da Prefeitura que a Prefeitura vem realizando com o Jornal Maré, desde a primeira edição da Fita. Numa das noites do evento, João Carlos homenageou Fernando Jordão, chamando-o ao palco e dizendo que ele “pode ser considerado como o “Pai” da Fita”.
Na noite de encerramento, João Carlos também chamou ao palco a assídua freqüentadora da Fita, a empresária do ramo de padaria, mais conhecida como “Dona Alta”, 76 anos, amante da arte teatral e muito querida na cidade. Ele lembrou que o sucesso da Fita deve-se principalmente ao grande público, que como Dona Alta, lotou praticamente a tenda do Cais de Santa Luzia e o Teatro Municipal durante os 10 dias de espetáculos.
A Fita 2007 deixa saudades e excelentes lembranças como os espetáculos, Alma Imoral, Rasga Coração, O Homem Vivo, A Insólita Cozinha de Leonardo da Vinci, Nós na Fita, Pão com Mortadela, Cartas de Amor, Quando Crescer Eu quero Ser, dentre diversos outros, que além de nos mostrar beleza de cenário e de interpretações lembraram a cada apresentação que todos podemos e devemos fazer nossa parte para melhorar o mundo.
O evento trouxe à cidade atores premiados como Camila Amado, Herson Capri, Ângela Vieira, Clarice Niskier, Orã Figueiredo, Bia Bedran, Marcos Palmeiras, Adriana Esteves, Thiago Fragoso e novas companhias teatrais como a dos integrantes dos espetáculos Pão com Mortadela e Diário das Crianças do Velho Quarteirão; além da atriz angrense Andréa Elias e o jovem ator, Marcelo Adnet. Apresentou também para os grupos de fora, o humor de qualidade que é produzido na cidade pelo Grupo Cia Fábrika do Entretenimento com o espetáculo IH! Papai Também É.
Além dos atores , o público pode se deliciar com textos de Oduvaldo Viana Filho, Brecht, Nilton Bonder, Miguel Falabella , A.R Gurney e espetáculos dirigidos por Amir Haddad e Dudu Sandroni. A Fita 2007 deu também oportunidades a 35 jovens atores da cidade, de
A Fita 2007 mobilizou mais de 1.200 expectadores por noite, nas peças encenadas no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, que possui 210 lugares, e numa tenda montada especialmente para o evento, no Cais de Santa Luzia, com capacidade para 1200 pessoas. O sucesso de público deveu-se aos preços populares (R$5,00 a R$40,00) acompanhados por espetáculos de qualidade comprovada, além do gosto natural que a população da cidade tem pelo teatro.
Enfim, a quarta edição da Festa internacional de Teatro de Angra foi mais uma grande realização cultural da cidade apoiada pela Prefeitura de Angra dos Reis e cumpriu algumas das principais funções do teatro que é cultivar e mostrar beleza na criação e reacender no homem esperanças. A Fita 2008 promete ser melhor ainda.