A comunidade do Bracuí, a exemplo de outras, deu uma lição de consciência ecológica e integração social. Para arrecadar garrafas pet uma grande gincana foi realizada no bairro do dia 13 de outubro até o último dia 9. Com isso, forma recolhidas cerca de 10 mil garrafas pet. O mais importante é que o destino de todo esse material que viraria lixo é a reciclagem. As garrafas estão sendo utilizadas na confecção de uma das 13 árvores de Natal feitas pelas comunidades através de um concurso promovido pela Prefeitura.
As árvores enfeitarão os trevos da Garatucaia, Monsuaba, Jacuecanga, Camorim, Entrada da Cidade, Praia do Anil, Morro da Cruz, Areal, Ribeira, Bracuí, Frade, Mambucaba e Serra D´Água. Cada árvore utilizará cerca de 12 mil garrafas pets e terá 4 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Elas serão enfeitadas por lâmpadas, holofotes e milhares de flores feitas de garrafas pets pintadas nas cores branca, vermelha, verde e dourada.
Qualquer um pode colaborar entregando o maior número possível de garrafas pets de 2 litros nas sedes das subprefeituras de seus bairros ou nas associações de moradores. As árvores mais bonitas serão premiadas. Os componentes das equipes vencedoras ganharão viagens para um final de semana completo em cidades turísticas do Brasil e para a Ilha Grande. O primeiro lugar ganhará uma viagem para Gramado (RS), o segundo para São Lourenço (MG), o terceiro para Penedo (RJ), o quarto para Paraty (RJ) e do quinto em diante para a baía da Ilha Grande. Todos os quatro primeiros grupos colocados também vão ganhar passeios pela baía de Angra.
Os ornamentos das árvores de Natal já estão sendo feitos por diversas equipes formadas por moradores das comunidades, que trabalham aceleradamente no projeto, com a supervisão da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. As comunidades que estão participando do projeto de montagem das árvores de Natal são representadas por grupos de vinte pessoas dos bairros próximos aos trevos, por exemplo, no trevo do Camorim participam moradores do Camorim e do Camorim Pequeno.
Cada grupo tem uma artesã escolhida pela comunidade e treinada pela Secretaria de Meio Ambiente para coordenar os trabalhos, sob a supervisão da arquiteta Cláudia Maria Freitas, que é a coordenadora geral do projeto. O pontapé inicial foi dado em julho quando a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito, se reuniu associações de moradores e Subprefeituras para dar detalhes sobre o processo de montagem e premiação.
O Projeto Luz e Arte é realizado pela Prefeitura, principalmente por quatro secretarias municipais: Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Cultura, Esportes e Eventos; Turisangra; e Obras e Serviços Público. Através dele as ruas e praças são iluminadas com motivos natalinos, realiza concursos de fachadas e vitrines, constrói árvores nas praças e agora incentiva as comunidades a se unirem em prol de um projeto ecológico. Mais informações nas associações de moradores de cada localidade, nas sedes das subprefeituras e na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura pelo telefone 3368-6354.