Angra dos Reis, que já é referência no Estado do Rio de Janeiro como município pioneiro em inclusão digital, ganhou na noite de segunda-feira, dia 5, se 5º Centro de Inclusão Digital. Depois do Centro, do Frade, do Perequê e de Jacuecanga, a Japuíba também foi contemplada pela Prefeitura, através da Secretaria de Integração Governamental, em parceria com a Eletronuclear, com um local para que todos tenham acesso à informática.
O Centro de Inclusão Digital da Japuíba, localizado na Nova Angra, faz parte do Programa Tecl@r, implantado neste segundo mandato do Prefeito Fernando Jordão. A cerimônia de inauguração foi alegre e emocionante. Com a presença de muitas crianças e do Prefeito, a família da moradora falecida que deu o nome ao centro, Maria Waldiléia Gomes, se emocionou com a homenagem.
Fernando ressaltou a importância da inclusão digital no mundo atual e destacou a qualidade dos centros que já entregou à população.
- Estamos entregando aos moradores da Nova Angra um centro de informática com os melhores equipamentos para aqueles que não podem comprar um computador tenham acesso à informática. O conhecimento é um bem que ninguém tira da gente, por isso a inclusão digital é tão importante. Hoje para qualquer coisa que se queira fazer é preciso ter conhecimento em informática – disse o Prefeito, adiantando que em breve também será entregue à população um Centro de Inclusão Digital Itinerante, um ônibus equipado com computadores que atenderá as comunidades menores e mais distantes.
No Centro de Inclusão Digital Maria Waldiléia Gomes foram instalados 30 computadores com capacidade para atender 240 alunos por dia. São oito turmas diárias com 30 alunos em cada uma. Durante a semana, 1.200 pessoas já deram início ao curso gratuito, oferecido de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h. São dois módulos: no primeiro, o Básico, o aluno aprende a utilizar os programas Windows Explorer e Word e, no segundo, nos programas Excel e Power Point.
Segundo a Subsecretária de Informática, Liliane Salomão, os alunos se formam em dois meses e meio e para receber o certificado de conclusão é preciso obter uma média 7. Com isso, automaticamente estará inscrito para o módulo 2. Ainda de acordo com ela, 6.217 pessoas já foram certificadas através do Tecl@ar, inclusive usuários da Pestalozzi e recrutas do Colégio Naval. Liliane também destacou que o programa oferece acesso gratuito à Internet (cyber) para pesquisa, que poderá ser impressa, e verificação de e-mail. No caso do centro da Nova Angra, as pessoas terão acesso a este serviço aos sábados, das 9h às 15h.
Além dos cinco centros, a Prefeitura vai implantar mais um próximo a Enseada, um em Monsuaba e um na Ilha Grande. Os interessados em fazer o curso gratuito em informática oferecido pela Prefeitura nos centros já implantados devem fazer a inscrição na associação de moradores do seu bairro, colaboradora no desenvolvimento do projeto.