A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Eletronuclear, entregou à comunidade de Itanema a ampliação da Escola Municipal Joaquina Maria Rosa dos Santos. A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 5, com a presença do prefeito Fernando Jordão, da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão, dos representantes da Eletronuclear, o assistente da Presidência, Leonam dos Santos e o assessor de Responsabilidade Sócio-Ambiental, Paulo Augusto Gonçalves, e da vereadora Conceição Rabha. Secretários do governo e representantes de associações de moradores prestigiaram o encontro que também reuniu moradores, pais e alunos do bairro. Um bolo doado pela Viação Senhor do Bonfim, e um coquetel foram oferecidos pela Prefeitura aos presentes.
O prefeito Fernando Jordão lembrou que a escola construída há 28 anos nunca sofreu reformas, e que esta obra era mais que necessária para oferecer melhor atendimento aos 112 alunos, do 2° ao 5° ano, que estudam lá em dois turnos.
- Aumentamos de dois para cinco o número de sala de aulas, porque o nosso maior interesse é cuidar de nossas crianças. Elas estão estudando melhor, em locais mais bem planejados e comendo melhor. A Eletronuclear tem sido nossa parceira neste projeto. Ela é uma empresa consciente de sua responsabilidade, - falou o prefeito que fez uma homenagem à merendeira da escola, Francisca.
A Escola Municipal Joaquina Maria Rosa dos Santos tem em sua equipe, três professores, quatro funcionários de apoio, um orientador pedagógico, um estagiário e um supervisor. A professora Maria Aparecida Lara dirige a instituição de ensino.
- Esse projeto faz parte de uma parceria com a Eletronuclear que objetiva tornar as nossas escolas adequadas a um possível centro de abrigagem em caso de emergência nuclear. Já ampliamos através desta parceria três escolas, além de Itanema, o Ciep do Belém e Nova Perequê. Ainda faltam seis para serem reformadas, - falou a secretária Stella Salomão.
A escola de Itanema ganhou ampliação na cozinha, no depósito, no refeitório, duas salas de aulas, sala de professores, secretaria, rampa para garantir acessibilidade e cisterna com capacidade para armazenar 50 mil litros de água.
- Para nós é muito importante a renovação do convênio para ampliação dessas unidades de ensino. Eu me sinto metade Secretaria de Educação e metade Eletronuclear, - disse o assessor de Responsabilidade Sócio-Ambiental, Paulo Gonçalves, que foi muito elogiado pela sua dedicação aos projetos de Educação conveniados entre a Prefeitura e a sua empresa.
O representante da Presidência, Leonam dos Santos, lembrou que o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, tem dedicado a sua gestão a fomentar parcerias com a Prefeitura de Angra que objetivam projetos educacionais.
- O presidente dá importância especial ao trabalho educacional porque a gente tem obrigação de cuidar das nossas crianças, - falou Leonam.
O prefeito Fernando Jordão adiantou que em breve entregará novas escolas à população, como a da Monsuaba, por exemplo, que está sendo construída e também a creche no Condomínio Morada do Bracuhi, obra realizada em parceria com o governo federal.
- Estamos inaugurando ainda hoje (segunda-feira, 5), um Centro de Inclusão Digital na Vila Nova, Japuíba, ele tem 30 computadores e atenderá 1.200 pessoas por semana. Em breve, um ônibus itinerante com computadores prestará o mesmo serviço do Tecl@r nas comunidades, e Itanema será o primeiro bairro a receber este serviço móvel, - disse o prefeito.