Obras urbanas com muito verde

Só em 2007, áreas urbanas de Angra receberam mais de 160 mil unidades entre arbustos, flores e árvores

Quarta-Feira, 17/10/2007 | .

As obras públicas em áreas urbanas de Angra dos Reis, como praças e calçadões de diversos bairros do município, não são apenas realizadas a base de muito concreto. A preocupação da Prefeitura é que cidade tenha além de um aspecto bonito e agradável, um compromisso com o meio ambiente. Para isso, a Secretaria de Obras trabalha integrada com demais setores, principalmente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
            Para se ter uma idéia, do ano passado até agora foram plantadas em áreas urbanas duas mil 188 árvores em vários bairros como na Avenida Ayrton Sena, que na última semana recebeu 17 resedás. Mas isso não acontece apenas na área central do município. Nos bairros, em qualquer obra sempre está incluído o projeto paisagístico. É o caso das do BNH, na Verolme, onde 216 árvores foram plantadas este ano. Outro caso recente é o das Praças Napoleão Aires e Alan Kardec, às margens da Rodovia Rio Santos, no Campo Belo, onde foram plantadas 89 árvores. Em canteiros e praças, só este ano foram plantadas 161 mil 661 mudas de arbustos, flores e árvores. Destas, 38 mil 338 foram produzidas no horto municipal, que atualmente atende às necessidades de manutenção dos jardins da cidade.
Em fase de implantação do projeto paisagístico, aguardando apenas o processo licitatório, estão as obras do calçadão do aeroporto, na Japuíba, onde serão plantadas 211 árvores; e da Avenida São José, no Belém, que receberá 290 mudas.
            O gerente de Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, engenheiro agrônomo José Luís C. Oliveira, explica que a integração é iniciada logo quando se pensa numa obra.
            - Assim que um projeto começa a ser pensado na Secretaria de Obras, o esboço já é encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente para trabalharmos a questão paisagística. Muitas vezes visitamos o local para avaliar se há árvores para a adaptação do projeto e quais espécies são as mais adequadas para serem plantadas -, disse José Luís.
            Ele também destacou a importância das árvores no meio urbano que vai desde a estética e o bem-estar que ela proporciona até a uma preocupação com o futuro do planeta.
            - O papel das áreas verdes nas questões urbanas é, entre outras coisas, amenizar a radiação solar na estação mais quente, modificando a temperatura e a umidade relativa do ar através do sombreamento. Além disso, as árvores servem como barreira acústica, reduzindo em praças, por exemplo, o barulho de carros de vias próximas. Isso sem contar com a redução da poluição do ar através da fotossíntese -, destacou.

Secretarias relacionadas: