Os apaixonados por Angra dos Reis, Paulo Renha e Paulo Rabelo, que representou o Município, confirmaram a campanha realizada desde abril e se consagraram campeões da etapa final da Stock Boat Class 1, disputada no domingo, 30, Praia do Anil.Paulo Renha foi o primeiro colocado na última etapa e ainda recebeu o título de campeão Brasileiro 2007 de Motonáutica. O piloto Marcos Sul ficou com a segunda colocação e Paulo Rabelo com a terceira. O secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, entregou o troféu a Paulo Renha.
A briga pela primeira posição na final do campeonato foi acirrada. Seis pilotos participaram da disputa que atraiu centenas de pessoas a Praia do Anil. Paulo Renha confirmou o favoritismo, embora, Paulo Rabelo tenha sido o único a quebrar a invencibilidade de Renha, primeiro lugar no placar geral desde o início da competição em abril. A vitória de Rabelo aconteceu na terceira etapa em São Vicente, quando largou na frente e liderou os 30 minutos da prova.
- Angra dos Reis é a capital brasileira da náutica, para mim foi maravilhoso ter iniciado e terminado este campeonato aqui. Essa cidade é meu nirvana, onde recupero minhas forças, - disse Paulo Renha que tem uma casa na Ponta da Cruz.
Na largada, o piloto carioca Paulo Renha se viu lado a lado com os principais adversários: o sul-fluminense Paulo Rabelo e o carioca Marcos Sul, ambos empenhados em acelerar ao máximo para ganhar. Mas em fração de segundos, Renha tomou a dianteira e manteve a primeira posição do início ao fim Nas primeiras voltas, Renha ainda teve que administrar as investidas de Marcos Sul, que vinha logo atrás, na segunda posição. Mas da terceira volta em diante, ganhou distância e liderou com certa folga até a bandeira quadriculada ser baixada.
Paulo Rabelo, que reside em Angra há sete anos, e disse treinar no “quintal de sua casa”, em Itanema, comemorou a terceira colocação e a bela campanha que realizou no campeonato.
-Além do mais vencer em casa é muito bom. A gente conhece todo mundo, e as pessoas torcem pelo seu sucesso. Agradeço a Prefeitura por ter patrocinado este evento que para nós é muito importante, - frisou Paulo Rabelo.
Na briga pelo terceiro lugar, o piloto Paulo Rabelo chegou a ser ultrapassado pelo catarinense Marcelo Folloni na primeira volta. Recuperou a posição logo depois, mas teve que agüentar as investidas de Folloni, um estreante que é considerado extremamente técnico. Rabelo levou a melhor e comemorou o terceiro lugar nesta etapa e a vice-liderança no placar geral do campeonato, empinando a proa do barco para a torcida na Praia do Anil, que gritava e aplaudia o piloto “da casa”.
O niteroiense Ricardo Lima teve um contratempo: a luva enganchou no trim, mecanismo que eleva e baixa o motor, e este se aqueceu além do normal. Lima teve que esperar alguns segundos para a máquina esfriar. Mesmo assim, terminou em quinto, pois seu principal adversário, o veterano Túlio Rodrigues (13 vezes campeão brasileiro de motonáutica), parou na metade da corrida, também com problemas no motor da lancha.
Os pilotos santistas Ovid Duncan e Gontran Parente não correram a última etapa em razão de compromissos profissionais (eles são sócios de um estaleiro).
Este campeonato foi bastante comemorado por todos. Ele é histórico, pois marca a volta da motonaútica ao cenário esportivo nacional, depois de mais de 20 anos sem a realização de provas oficiais.
- O que depender da Prefeitura para realização de outros eventos, faremos. Para nós foi um prazer apoiar um evento desta magnitude, estaremos sempre de portas abertas, afirmou o secretário Veníssius.
O campeonato brasileiro 2007 da Stock Boat Class 1- recém criada categoria de motonáutica inshore, cujo barco é o Fórmula Real Mercury-, teve início no dia 7 de abril, em Angra dos Reis, com uma corrida de apresentação que não contou pontos. Foram cinco etapas ao todo. A primeira foi no Rio, 15 de maio, a segunda, em Nazaré Paulista, 27 de maio. A terceira, em São Vicente, 15 de junho, ambas cidades de São Paulo, e a quarta em Niterói, em 9 de setembro.
Resultado da quinta etapa:
1- Paulo Renha (20 pontos);
2- Marcos Sul ( 17 pontos);
3- Paulo Rabelo (15 pontos);
4- Marcelo Folloni (13 pontos);
5- Ricardo Lima (12 pontos);
6- Túlio Rodrigues (11 pontos)