No dia 17 de setembro, a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação participou do Seminário de Literatura Brasileira, apresentando o Projeto Biblioteca Flutuantes, durante a programação da XIII Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.
A Prefeitura de Angra foi convidada para o evento pelo Departamento Geral de Bibliotecas. O Projeto Biblioteca Espumas Flutuantes já era conhecido pelo Departamento devido a três importantes prêmios já conquistados: o primeiro em 1997, no Concurso “Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto às Crianças, Jovens de todo Brasil; o segundo em 2001 quando se destacou entre os projetos inscritos no VI Concurso do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura; e recentemente, em 2006, quando ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Viva Leitura, na categoria Biblioteca Públicas, Privadas e Comunitárias.
A Biblioteca Espumas Flutuantes funciona no Barco Irmãos Unidos II, que presta serviço transportando alunos e professores das praias da Ilha Grande para as escolas municipais da Praia Grande de Araçatiba, Provetá e do Abraão. O barco com diversos livros a bordo sai do Centro da Cidade, passa por diversas praias e durante o trajeto os alunos freqüentam a biblioteca.
A finalidade da Biblioteca é levar o livro e a leitura às pessoas que residem em comunidades distantes do continente, além de qualificar o transporte escolar. O vento, as águas e as espumas do mar de Angra dos Reis, continuam transportando a imaginação nesse mágico barquinho de papel que se chama livro.