Sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano aconteceu no sábado, dia 22, no auditório do CEA, na Praia da Chácara, a 3ª Conferência das Cidades de Angra dos Reis. O evento foi aberto a todos os cidadãos independente de ser morador ou não da cidade, de ser ou não representante de classes ou participante de qualquer organização social. Estavam presentes diversos presidentes de associações de moradores, de ongs, das secretárias e autarquias da Prefeitura e os vereadores Marco Aurélio Vargas e Conceição Rabha. Todos interessados em discutir as políticas de desenvolvimento urbano e as formas de gestão democrática das cidades.
O evento foi aberto pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito. Ela lembrou que a reforma administrativa realizada pelo Prefeito Fernando Jordão, através do secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, implantou uma forma dinâmica e eficaz de política pública de desenvolvimento urbano.
- O governo Fernando Jordão já realizou mais de 3 mil obras, mas com a construção da Usina Angra III e a eminente indústria de petróleo e gás para prosseguir com essa política, de melhoria de qualidade de vida da população, precisamos de mais recursos e para isso é importante que o governo federal tenha um olhar diferenciado sobre Angra dos Reis, - esclareceu a secretária antes de passar a palavra ao primeiro palestrante do dia, o gerente da Caixa Econômica Federal de Angra dos Reis, Daniel Pagung.
Ele falou sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Explicou que cerca de 20% do orçamento do PAC, R$503 bilhões, serão repassados aos municípios através da Caixa Econômica Federal e que a Prefeitura de Angra já se candidatou a receber parte desses recursos.
- A Prefeitura de Angra já apresentou projetos ao PAC, através da Caixa Econômica Federal, projetos nas áreas de saneamento, habitação e urbanização, - revelou o gerente da Caixa Econômica, Daniel Pagung.
O gerente de Planejamento Territorial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cássio Veloso de Abreu também deu uma palestra. Ele falou sobre “Os Desafios da Gestão Urbana, do Desenvolvimento Desigual e a Participação Social. Depois os membros da Conferência elegeram os delegados que irão participar da Conferência Estadual, nos dias 5,6 e 7 de outubro em Niterói e apontaram 10 propostas prioritárias para o evento tiradas dos cinco temas discutidos ao longo do dia como: “Receitas Municipais e Ampliação de Receitas Próprias” e “As Intervenções Urbanas e os Recursos”.