Ilha Grande: uma das 7 Maravilhas do Rio

Ilha Grande foi a segunda colocada. Angra dos Reis comemora!!!

Segunda-Feira, 24/09/2007 | .

 
Com 35.669 votos a Ilha Grande, Distrito de Angra dos Reis, também conhecida como a “Pérola da Costa Verde”,   foi eleita uma das 7 Maravilhas do Rio em campanha realizada entre os dias 29 de julho e 19 de setembro pelos jornais “O Globo”, “Extra”, “Expresso” e “Globo Online”. O resultado da campanha foi divulgado neste domingo, dia 23, e a Ilha Grande ficou em segundo lugar na votação, atrás somente do Pão de Açúcar. Também foram eleitos, nessa ordem de votação, o Jardim Botânico, a Praia de Copacabana, o Museu Imperial de Petrópolis, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Aterro do Flamengo.
Para eleger a terceira maior ilha do país como uma das 7 Maravilhas do Rio a TurisAngra realizou uma grande campanha entre os moradores de Angra e entre os admiradores desse pedaço do paraíso com praias exuberantes, riachos, cachoeiras, em meio a muito verde da Mata Atlântica e paisagens exuberantes. Na primeira fase da votação que aconteceu entre 29 de julho e 23 de agosto a Ilha Grande também ficou sem segundo lugar, atrás apenas do Pão de Açúcar. A segunda e última etapa aconteceu entre o dia 26 de agosto e 19 de setembro. Dessa vez além da Internet, através do site www.7maravilhasdorio.com.br, a votação também foi feita por telefones fixos e celulares.
Na primeira fase a Ilha Grande concorreu com outros 29 lugares indicados por um júri   formado por 11 pessoas entre artistas, escritores, arquitetos, especialistas da área de turismo urbanistas, e editores dos jornais que realizam a campanha. Na segunda fase a Ilha concorreu com outros 14 lugares, dessa vez eleitos pelo público através da Internet. Foram 420.604 votos só na segunda fase. Paraty, cidade vizinha de Angra dos Reis, ficou em 12º lugar na apuração final e não entrou para o time das 7Maravilhas do Rio. A campanha é fruto da eleição do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro como uma das 7 Maravilhas do Mundo.
 
Ilha Grande: o Paraíso existe
             Considerada a atração mais notável de Angra, a Ilha Grande com seu relevo montanhoso e florestas que contrastam com a riqueza de sua costa, exibe ao turista 193 quilômetros quadrados de praias (106), cachoeiras, riachos e uma vegetação exuberante.    Um dos pontos principais da ilha é a Vila do Abraão, onde se concentra o maior núcleo de população, hotéis, pousadas, campings e restaurantes. Do Abraão saem diariamente saveiros para passeios em diversos pontos da ilha, onde se descobre locais extremamente belos. Toda a ilha é cortada por trilhas que ligam vilas e praias, se tornando uma ótima opção para os adeptos ao trekking. Além da Vila do Abrão que já tem luz elétrica, toda costa noroeste desde Freguesia de Santana até a Vila de Provetá, foi eletrificada em julho de 2001.
                Uma de suas praias mais famosas é Praia de Lopes Mendes, ideal para a prática do surf, o ponto mais alto da ilha é a Pedra D`Água com 1.030 metros de altitude. Existe ainda o Bico do Papagaio. São três horas de caminhada partindo da Vila de Abraão para se chegar ao local que é o segundo maior da Ilha com 980 metros de altitude. De cima pode-se observar as praias do Caixadaço, Parnaióca e de Dois Rios. Além de belezas naturais a Ilha Grande faz parte da história do Brasil. Na Praia de Dois Rios estão as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes. O presídio da Ilha Grande, já desativado, teve entre seus detentos figuras ilustres como o escritor Graciliano Ramos, o jornalista Fernando Gabeira e a lendária “Madame Satã”.

Secretarias relacionadas: