Manhã ensolarada de domingo, 16 de setembro, caiaques no mar da Praia do Anil e uma grande expectativa: o início do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, edição 2007, sediado mais uma vez em Angra dos Reis. Desta vez o campeonato contou com a presença do ilustre medalhista olímpico Sebastian Cuattrin, que o tempo todo, estava rodeado por crianças e jovens esportistas ávidos por autógrafos, abraços e conselhos sobre o esporte. E Sebastian, confirmou mais uma vez seu favoritismo na Classe Individual, subindo ao pódio em primeiro lugar.
Mas não foi só Sebastian que fez a grande festa do Campeonato Brasileiro. Junto com ele, mais 77 atletas de diversas Associações de Canoagem do Brasil, sendo 18 da Associação de Canoagem de Angra, se esforçaram e saíram satisfeitos com os resultados, dentre eles, a dupla de Angra Carmem Lúcia e Wellington que também foram premiados com a primeira colocação na Classe Duplo Mista.
A Acoar- Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis- que estava comemorando seus 15 anos de fundação, e a Federação de Canoagem do Estado, através do presidente Marcelo Lopes, realizaram o evento com o patrocínio de diversas empresas e o apoio total da Prefeitura de Angra dos Reis que não mediu esforços, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, para fazer um belo espetáculo para a população.
Os primeiros colocados das Classe I, Individual (Masculino e Feminino), Duplo Masculino e Duplo Mista receberam, cada um, uma premiação simbólica de R$200,00 e troféus. Os demais primeiros classificados nas diversas categorias receberam medalhas e troféus.
No Individual Masculino e Feminino, Sebastian Cuattrin e Diana Nichimura chegaram em 1º lugar. Na Classe Duplo Masculino, os vencedores foram Paulo Ricardo e Cadu Zaidan. E no Duplo Mista, Carmem Lúcia e Wellington.
O início da largada , às 10 horas, foi preciso, e logo os canoístas singraram os mares em busca de mais uma realização. E tudo deu certo, apesar de um vento persistente e mar de ondas fortes,atrás da Ilha da Gipóia.
Sebastian Cuattrin ao terminar a prova explicou que sentiu uma pequena dificuldade ao contornar a Ilha da Gipóia e chegou a ser ultrapassado por canoístas, devido ao mar que estava revolto, mas disse que logo depois, em águas mais calmas, recuperou facilmente a posição e manteve a posição com tranqüilidade até o final da prova. Repetiu o que diversos atletas consideram sobre como é bom competir no mar de Angra.
-Para todos nós, remar nesta baía que uma das mais lindas do mundo, é um grande presente. É um local perfeito para a prática de nosso esporte por apresentar um mar manso, do jeito que eu gosto- disse ele.
O percurso oficial da prova para a Classe I aconteceu em águas totalmente navegáveis, aproveitando a beleza da Ilha da Gipóia com 26 km de percurso. Para as Classes II e III o percurso foi contornar as ilhas São João e do Almeida com 15 km.
No sábado, dia 15, a ACOAR promoveu uma solenidade no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, a partir das 18h30, com reunião técnica, homenagens, bolo e parabéns pelo aniversário da entidade com a presença de todos os atletas que participaram da competição e do Secretário de Cultura, Esportes e Eventos da Prefeitura, Marcus Veníssius Barbosa, que também prestigiou as provas do campeonato brasileiro, na Praia do Anil.