Artesanato com osso da Cavala

TurisAngra promove curso de artesanato com a espinha da Cavala em forma da imagem de N. S. Conceição

Segunda-Feira, 17/09/2007 | .

Com o objetivo de preservar a história e a cultura e divulgar os mistérios que envolvem Angra dos Reis como forma de atração turística e conseqüente geração de trabalho e renda, a TurisAngra está promovendo o resgate do artesanato, com a espinha da Cavala, em forma de imagem de Nossa Senhora Conceição, padroeira da cidade. O primeiro evento nesse sentido acontece no dia 18 de setembro, terça-feira, às 18h30min, no Auditório da Defesa Civil, no São Bento.
        A confecção de imagens de Nossa da Conceição com a espinha da cabeça da Cavala nasceu com a Lenda de Nossa Senhora que hoje em dia está quase esquecida. Em 1632 aportou no cais uma nau, que fez uma escala em Angra. Ela trazia de Portugal uma bela imagem de Nossa Senhora da Conceição com destino ao povoado de Itanhaém, em São Paulo.
        No entanto por três vezes o comandante tentou seguir viagem, mas sempre formava-se uma tempestade e a nau não podia partir. Acreditando que fosse um sinal divino o comandante resolveu deixar a imagem em Angra e seguir viagem. Dia a lenda que a nau partiu acompanhada de um cardume de Cavalas. Misteriosamente, apenas na Cavala pescada em Angra, é encontrada no centro da cabeça, uma espinha que tem incrível forma de imagem da Santa.
        No dia 18, além de apresentar essa lenda e explicar como se armazena a cabeça da Cavala será feita a inscrição do Curso de Artesanato e Beneficiamento da espinha do peixe.
        A Diretora Executiva da TurisAngra, Cristiane Brasil, explicou que nessa primeira etapa o objetivo é conscientizar proprietários de restaurantes, chefes e auxiliares de cozinha, pescadores, artesãos e donas de casa, da importância da espinha da cabeça da Cavala para o resgate dessa tradição. Para que a espinha saia inteira e permita seu beneficiamento é necessário que a cabeça do peixe seja cozida e isso pode ser feito no pirão que normalmente acompanha as peixadas.

Secretarias relacionadas: