A Prefeitura recebeu em São Paulo, na quarta-feira, 12, durante a Infoimagem – 2007, o prêmio “Os melhores do ano 2007”, realizado pelo Cenadem (Centro Nacional de Desenvolvimento de Gerenciamento da Informação). Esta é a 15° Premiação Cenadem, que reconhece projetos no segmento do GED, Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Nesta edição foram 11 as categorias premiadas. O evento começou no dia 11 e foi até a quinta-feira, 13. Entre os premiados estão a Vivo, a Petrobras, a Construtora Norberto Odebrecht e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
A Prefeitura foi escolhida pela implantação do GEID (Gerenciamento Eletrônico de Imagem de dados). O projeto piloto no Departamento de Cadastro Imobiliário da Secretaria de Fazenda foi a ponta do iceberg de um grande trabalho de implantação de um birô de digitalização para atender todas as demandas do organismo no que diz respeito às aplicações do GEID. A utilização de software livre para armazenamento e visualização das imagens e dados viabilizou o projeto, trazendo ganhos significativos, como aumento de produtividade, eliminação de busca manual da informação, liberação de espaço físico, melhor atendimento ao cliente interno e outros.
Para Antonio Paulo de Andrade e Silva, diretor do Cenadem e presidente da Infoimagem, em todas as áreas de atuação, profissionais envolvidos com a tomada de decisões sabem o quão importante é ter a informação, documento ou conteúdo certos na hora certa.
- Isso equivale a dizer que as empresas precisam e devem ter sistemas para o tratamento dessas informações que circulam, entram e saem das empresas. É delas que extrai o valor dos processos de negócios. Pois bem: é para esses profissionais e também para todos os envolvidos com documentação e tecnologias da informação que realizamos a premiação anualmente, - disse o diretor Antonio Paulo ressaltando que "o projeto da Prefeitura de Angra era um exemplo de nível nacional". O Programa de Premiação Cenadem foi instituído em 1993.
A Prefeitura apresentou no evento o projeto que foi desenvolvido pela Secretaria de Integração Governamental, implantado pela Subsecretaria de Informática e administrado pela Secretaria de Administração. O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, o secretário de Administração, Carlos Renato Pereira Gonçalves e o Coordenador do projeto GEID, Ricardo Alexandre M. Fernandes participaram do encontro.
Doze mil imagens já foram digitalizadas, totalizando 40 mil fichas do Cadastro Imobiliário, desde 1950. Na seqüência, será digitalizado o mesmo número, só que de Guias de Transmissão de Imóveis (ITBI), recolhidas antes de o sistema ser informatizado, 2004. Trinta servidos estão operando o sistema de visualização das imagens digitalizadas.
Este projeto foi concebido com o objetivo de agilizar a tomada de decisões das secretarias. O Gerenciamento Eletrônico de Imagens de Documentos oferece maior rapidez na localização de documentos e acesso a eles, ao mesmo tempo por mais de uma pessoa. A Secretaria de Fazenda é a primeira a ser digitalizada.
Este projeto começou a ser desenhado em 2005. Segundo o coordenador do projeto Ricardo Alexandre este era um desejo do secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que foi realizado.
- Antes o documento, ficha de cadastro imobiliário, levava cinco minutos para ser localizada, hoje ele leva 15 segundos agilizando o trabalho do servidor e garantindo acesso rápido ao contribuinte, - explicou o coordenador do projeto.
Além da agilidade, a digitalização diminuirá os custos direto e indireto (espaço e arquivos), como também permitirá fazer cópias imediatas de documentos, sem retirá-las do arquivo. A digitalização também oferece outras vantagens, como a preservação do acervo. Ela garantirá a integridade do arquivo durante muitos anos, sem perda de qualidade das imagens, e ainda a segurança de informações por permitir limitar acesso a documentos confidenciais.