A Campanha Municipal de Vacinação contra a Hepatite B acontecerá nesta terça-feira, 11, em todas as escolas do Município. A imunização será realizada em três etapas em pessoas com idades entre 12 e 29 anos. A Secretaria de Saúde pretende vacinar de 10 mil a 15 mil, de um universo de 45 mil inseridos nesta faixa etária. A segunda dose será ministrada em outubro e a terceira em março de 2008. Crianças que completam nove anos este ano já estão imunizadas contra a doença. A vacina contra a Hepatite B foi inserida no calendário vacinal há oito anos.
- Durante a campanha vamos verificar o cartão vacinal das pessoas, público alvo desta campanha. Muitos já foram imunizados em função da profissão, ou por outros motivos. A nossa preocupação são com as crianças, que estão iniciando prematuramente a vida sexual, - disse a sub - coordenadora de Imunização, da Vigilância Epidemiológica, Elenice Araújo Dayube.
A necessidade de se realizar a campanha surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa realizada pela Prefeitura. Verificou-se que apenas 5% das pessoas entrevistadas têm informações sobre o que é a Hepatite B e como se pega a doença.
- Essa campanha tem o objeto de prevenção. O desconhecimento nos preocupa, por isso estamos investindo também na divulgação de informações sobre a doença, principalmente nas escolas, - disse a responsável pela Vigilância das Hepatites, Jussara Albuquerque Barroso.
A Hepatite B é uma doença infecciosa, freqüentemente crônica que, após alguns anos, pode causar complicações hepáticas, como cirrose e câncer do fígado. A doença é causada por um vírus que é transmitido pelo sangue (transfusões, agulhas contaminadas, relação sexual, entre outras formas). A vacina não elimina o vírus, caso a pessoa já o tenha contraído, mas evita as doenças causadas por ele. A proteção contra a Hepatite B é permanente.