A Campanha Municipal de Vacinação Contra a Hepatite B em jovens entre 12 e 29 anos começa no próximo dia 11 de setembro, terça-feira, em todos os Postos de Saúde da rede. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que foi verificado através de seu banco de dados que a taxa de vacinação contra a Hepatite B na população dessa faixa etária estava baixa e decidiu realizar a campanha.
A hepatite B é uma doença infecciosa, freqüentemente crônica que, após alguns anos, pode levar a complicações hepáticas como cirrose e câncer de fígado. Écausada por um vírus que é transmitido por sangue (transfusões, agulhas contaminadas, relação sexual, após o parto, instrumentos cirúrgicos ou odontológicos, etc.). Não se adquire hepatite B através de talheres, pratos, beijo, abraço ou qualquer outro tipo de atividade social aonde não ocorra contato com sangue.
A meta é vacinar 45 mil pessoas entre 10 e 29 anos. Para estimular a campanha a Prefeitura conta com o apoio das escolas em sua divulgação. O Ministério da Saúde só disponibiliza a vacina para pessoas até 29 anos ou para grupos de pessoas vulneráveis á pré-exposição ao vírus risco como profissionais da área de saúde e bombeiros.