Os moradores do quarto distrito desde a segunda-feira, 3, estão sendo atendidos por mais uma linha de ônibus. Esta linha é circular que liga o bairro do Frade com o Parque Mambucaba (ex - Perequê). A linha em operação fará um percurso de aproximadamente 45 quilômetros, ida e volta, com tempo total de viagem de 1hora e 30 minutos. A notícia foi dada aos moradores das localidades atendidas na quinta-feira, 30, pelo secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, quando esteve vistoriando obras no Parque Mambucaba, com o secretário de Obras, Cláudio Sírio.
A reivindicação antiga dos moradores foi atendida pela Prefeitura, através da Subsecretaria de Transporte e Trânsito, visando prestar um serviço que atenda as necessidades da comunidade. Em ações futuras a Prefeitura criará outros novos itinerários de linhas de ônibus.
- O nosso interesse é que todos sejam beneficiados por transportes. Mas as ações são gradativas, estamos investindo em infra-estrutura para que em breve novas linhas sejam criadas para atender a demanda dos bairros, - disse o secretário Bento.
O secretário de Obras, Cláudio Sírio, explicou que um dos fatores que tornou possível o trajeto do novo ônibus foi a pavimentação de 35 mil metros quadrados de ruas do Parque Mambucaba, bairro mais necessitado da linha Circular.
- Essa integração dos bairros vai beneficiar 20 mil moradores. As obras viabilizaram o anel viário, - frisou.
Os horários do Circular serão acertados de acordo com a demanda e sofrerão mudanças nos primeiros dias, até o estabelecimento de uma grade fixa. A linha circulará em Mambucaba no sentido inverso da linha existente.
O trajeto ficou assim: depois de entrar na Rua Francisco Magalhães de Castro, segue pela Rua Nova Divineia vira na Rua Aviador Santos Dumont até a Rua Francisco Guedes da Silva, seguindo até a Rua Júlio Maria, daí segue pela Rua 7 de Abril até a Rua Ulisses Guimarães, entrando na Rua Carlos Drumond de Andrade e seguindo pela Rua Tancredo Neves e saindo para a Br 101 indo em direção ao Frade, de onde retorna para Mambucaba.
- Essa iniciativa da Prefeitura vem de encontro aos interesses de nossa comunidade. É uma reivindicação antiga. Sofríamos muito para nos deslocarmos. Os ônibus andam muito cheios. Muita gente ficava no ponto de ônibus sem poder entrar. Agora vai ser muito melhor, - disse a moradora Carmem Lúcia Figueiredo da Cruz que trabalha no Frade.