O pontapé inicial para a criação da Fundação Municipal de Cultura foi dado no sábado, 01, durante uma reunião no Centro Cultural Theóphilo Massad, com representantes da Funarte e Funarj, Fusar, e de vários segmentos da cultura angrense. O secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius conduziu o encontro que tinha a finalidade de serem repassadas as experiências nesta área aos interessados em formar uma fundação no Município. Estiveram presentes o diretor de Programas Integrados da Funarte, Élvio Tamoio, a assessora da Funarj, Lúcia Guimarães, o presidente da FuSar, João Domingos, o subsecretário de Cultura, Marcelo Tavares e os vereadores Essiomar Gomes e Marco Aurélio Vargas.
-Temos percebido uma tendência no Brasil na criação de fundações. Em Angra temos a TurisAngra e a FuSar como exemplos de fundações que estão dando certo. A Funarte e a Funarj falaram dos benefícios e de suas experiências neste campo. A partir de agora a proposta do novo modelo será do Conselho Municipal de Cultura. Queremos que todo este segmento esteja protegido. Já impulsionamos com a criação da Lei de Incentivo à Cultura, onde a Prefeitura abre mão de parte do ICMS e ISS para o fomento cultural, - disse o secretário Marcus Veníssius.
A assessora da Funarj, Lúcia Guimarães e o diretor de Programas Integrados da Funarte, Élvio Tamoio, parabenizaram a Prefeitura de Angra por esta iniciativa.
- A Secretaria Estadual de Cultura considera que este é um grande passo da Prefeitura para dar seguimento à cultura. É com muita satisfação que participamos deste processo que é de inestimável contribuição para o desenvolvimento da cultura, mas requer muita dedicação de todos, - falou a representante da Funarj.
O presidente da FuSar, João Domingos, que implantou a Fundação de Saúde em Angra dos Reis, disse que as dificuldades são grandes, mas o processo de uma nova gestão é necessário para o desenvolvimento do setor.