Reforço para a Saúde Mental

Profissionais se mobilizam para reestruturar programas com a Secretaria de Saúde e Fusar

Terça-Feira, 21/08/2007 | .

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), estão reestruturando os programas de saúde mental e de dependência química no Município. A subsecretária de Saúde, Catarina Nascimento e a coordenadora de Saúde Mental, Maria de Betânia, realizaram uma reunião com todos os profissionais que atuam na área, como psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros entre outros, na terça-feira, 21. Profissionais da Secretaria de Ação Social, do Pronto Socorro e dos módulos da Estrutura de Saúde da Família (ESF), reforçaram, com as sua experiências no cotidiano de suas atividades, a necessidade de mais investimentos do setor público nesta área. A reunião foi o pontapé inicial para o resgate destes programas.
- Cada vez mais sentimos que é preciso trabalhar a questão da saúde mental no Município. Nossos profissionais dos ESFs lidando rotineiramente com a questão clínica se depararam com outras situações. Com muitas pessoas com dependências químicas e a violência também. Os programas da saúde da família e da saúde mental têm que caminhar junto, - frisou Maria de Betânia.
O alvo deste novo modelo de gestão dos programas de saúde são os dependentes de álcool e de drogas ilícitas. As ações serão norteadas, principalmente, para as crianças, que a cada dia se envolvem mais com drogas, e acabam sendo vítimas da violência.
 A subsecretária Catarina Nascimento pediu aos profissionais que diagnosticassem as dificuldades encontradas que emperram as ações da Prefeitura.
- Precisamos diminuir as dificuldades e levar todos os setores a se envolverem nesta proposta. Estamos viabilizando um espaço físico para atendimentos e buscando soluções para a reestruturação do programa, - disse.

Secretarias relacionadas: