SIG concorre ao prêmio CENADEM

Sec. Bento concorre ao prêmio: "Os melhores do ano" Gerenciamento Eletrônico de Imagem de Documentos - GE

Terça-Feira, 21/08/2007 | .

 
A Prefeitura irá apresentar no dia 13 de setembro, em São Paulo, mais um projeto desenvolvido pela Secretaria de Integração Governamental, implantado pela Subsecretaria de Informática e administrado pela Secretaria de Administração. É o Gerenciamento Eletrônico de Imagens de Documentos (GEID), que está sendo executado na Secretaria de Fazenda, no Cadastro Imobiliário. O projeto foi inscrito no Congresso da INFOIMAGEM 2007, “A criação e implantação do birô de digitalização”.  A Prefeitura após o case de apresentação do projeto se encaixa no perfil dos concorrentes da 15ª Premiação CENADEM (Centro Nacional de Desenvolvimento de Gerenciamento da Informação). O projeto foi escolhido para participar do Programa de Premiação CENADEM “Os melhores do Ano 2007”. O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, o secretário de administração Carlos Renato Pereira Gonçalves e o Coordenador do projeto GEID, Ricardo Alexandre M. Fernandes participarão deste encontro, que acontecerá dia 12 de setembro, em São Paulo.
 
Doze mil imagens já foram digitalizadas, totalizando 40 mil fichas do Cadastro Imobiliário, desde 1950. Na seqüência, será digitalizado o mesmo número, só que de Guias de Transmissão de Imóveis (ITBI), recolhidas antes de o sistema ser informatizado, 2004. Trinta servidos estão operando o sistema de visualização das imagens digitalizadas.
 
Este projeto foi concebido com o objetivo de agilizar a tomada de decisões das secretarias. O Gerenciamento Eletrônico de Imagens de Documentos oferece maior rapidez na localização de documentos e acesso a eles, ao mesmo tempo por mais de uma pessoa. A Secretaria de Fazenda é a primeira a ser digitalizada.
 
Este projeto começou a ser desenhado em 2005. Segundo o coordenador do projeto Ricardo Alexandre este era um desejo do secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que foi realizado.  
 
- Antes o documento, ficha de cadastro imobiliário, levava cinco minutos para ser localizada, hoje ele leva 15 segundos, agilizando o trabalho do servidor e garantindo acesso rápido ao contribuinte, - explicou o coordenador do projeto.
 
Além da agilidade, a digitalização diminuirá os custos direto e indireto (espaço e arquivos), como também permitirá fazer cópias imediatas de documentos, sem retirá-las do arquivo. A digitalização também oferece outras vantagens, como a preservação do acervo. Ela garantirá a integridade do arquivo durante muitos anos, sem perda de qualidade das imagens, e ainda a segurança de informações por permitir limitar acesso a documentos confidenciais.

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