Semana Nacional do Patrimônio

Convento São Bernardino de Sena com a exposição "As Procissões e os Santos de Vestir" até 31 de agosto

Terça-Feira, 21/08/2007 | .

As atividades em comemoração à Semana Nacional do Patrimônio Histórico começaram em Angra no próprio Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos realizou, na Praça da Matriz, a exposição fotográfica de construções históricas tombadas no município e homenageou com o Projeto “Angra Salva a Sua Memória” a angrense, Neyda de Souza Araújo, 88 anos, por sua importante participação nas entidades religiosas e culturais da cidade.
Mas as atividades também se estenderam aos bairros. Na manhã de sábado, dia 18, foi realizada a exposição “Meu Bairro, Meu Patrimônio”, na vila Histórica de Mambucaba, com participação da Folia de Reis da comunidade de Santa Rita do Bracuí. Já na manhã de domingo, dia 19, na Capela de São José do Bracuí, foi realizado o projeto Navegando pelo Patrimônio Cultural, com a apresentação da restauração do retábulo e recital de poesia com Ana Mariz de Figueiredo Ribeiro.  Ainda em comemoração à Semana Nacional do Patrimônio, o Convento São Bernardino de Sena, está aberto à visitação até o dia 31 de agosto, a exposição “As Procissões e os Santos de Vestir”.
Angra dos Reis tem um acervo riquíssimo do século XVIII composto por imagens religiosas policromadas, pratarias, paramentos e documentos. Eles ficam no Museu de Arte Sacra de Angra e em diversas igrejas espalhadas pelo município. Essas relíquias, principalmente as confeccionadas em madeira e argila, sofrem ações do tempo e necessitam de restauração. Por isso, a Prefeitura mantém na Secretaria de Cultura uma equipe de restauradores especializados para esta tarefa.

Secretarias relacionadas: