Já está agendada para terça-feira, dia 21, uma reunião em Brasília, com o Grupo de Trabalho da Secretaria de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal para procurar solução para o problema que os pescadores de Angra estão enfrentando por não terem liberadas as licenças de suas embarcações para a pesca de sardinha e de camarão rosa.
Desde 1989, os pescadores vêm solicitando liberação das licenças e até hoje 80% das embarcações da cidade não tiveram suas licenças liberadas pelo governo federal e por isso estão sendo impedidos pelo Ibama de realizar o trabalho.
O anúncio da reunião em Brasília foi feito pelo Prefeito Fernando Jordão que participou hoje, durante a manhã, de um encontro com o Secretário Especial de Aqüicultura e Pesca, Altenir Glegolim, que estava em Ubatuba, participando de um encontro com os pescadores do município paulista.
O Secretário Glegolim recebeu o Prefeito Fernando Jordão, o Secretário de Pesca de Angra, Humberto Martins, o Presidente do Conselho de Pesca de Angra, Jediel de Castro e cerca de 30 pescadores.
Segundo o Prefeito, Glegolim recebeu a comitiva de Angra, ouviu atentamente as reivindicações e mostrou-se interessado em resolver o problema que o setor está enfrentando.
O Secretário Humberto e os pescadores também saíram confiantes da reunião.
- Acredito que abrimos um caminho para um diálogo positivo com o Secretário Especial de Pesca. Os pescadores também saíram confiantes ao perceberem a sensibilidade e a vontade do Ministro em encontrar uma solução que atenda as suas ansiedades.