1ª Festa Nordestina no Clube Real

A 1ª Festa Nordestina continua neste fim de semana, dias 17, 18 e 19. Vale a pena prestigiar!

Segunda-Feira, 13/08/2007 | .

 
 
 
            Três dias de muito forró, comidas típicas do nordeste e a tradicional música dos repentistas da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, evento que acontece há décadas e atrai visitantes de todos os lugares do país e até do exterior, tomaram conta de Angra neste fim de semana levando um importante público para o Clube Real, na Japuíba, onde a Prefeitura e a recém criada Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis realizaram com grande sucesso a 1ª  Festa Nordestina do Município.
            A Festa começou na sexta-feira, dia 10, às vinte horas. No sábado e domingo, dias 11 e 12 de agosto, os portões foram abertos durante a manhã. Muitas pessoas aproveitaram e foram até lá para almoçar e aproveitar os quitutes nordestinos só saindo de madrugada, depois que o forró “comeu solto no salão”. Mas os festejos ainda não acabaram. No próximo fim de semana, dias 17, 18 e 19, a festa continua no Real e quem ainda não deu um pulinho até lá poderá se esbanjar e conhecer tudo de bom que o nordeste nos oferece.
            Neste primeiro fim de semana, os repentistas Zé Sinval e Zé Caetano encantaram a todos dedicando músicas para o público que se reunia ao redor do pequeno palco armado especialmente para eles no meio da festa.
            Ladeando todo o espaço aberto do Clube foram montadas 11 barraquinhas vindas diretamente da tradicional Feira de São Cristóvão que vendiam de tudo desde comidas como baião de dois, carne de sol, feijão de corda, buchada de bode, cabrito na chuva, tapioca, rapadura, castanha do Pará , queijo, doce de buriti, a artesanato (bandas de pífano) e xilografia,   roupas bordadas; além de diversos outros artigos “secos e molhados”, CDs de forró, roupas bordadas, redes e diversas outras mercadorias.
            O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, representando o Prefeito Fernando Jordão, prestigiou o evento e no sábado subiu ao palco junto com os organizadores da festa, o presidente da Associação Nordestina, Manoel Morais Reis, acompanhado de toda a diretoria da associação e do presidente do Clube Real, João Ferreira que cedeu o espaço para a grande festa.
            Bento falou que se sentia feliz ao ver a Prefeitura de Angra realizando junto com os nordestinos de Angra, a sua primeira festa, que era um sonho antigo de diversas pessoas que vieram do nordeste para Angra e aqui moram e constituíram suas famílias pessoas que vieram do nordeste há muito tempo, moram em Angra e escolheram o local para criar seus filhos..
            _ Estamos juntos com a Associação Nordestina realizando com carinho uma grande festa de confraternização da família angrense nordestina. Esta é a primeira de muitas que virão. É mais um sonho que a Prefeitura de Angra está realizando para milhares de moradores e me sinto orgulhoso de estar aqui com vocês. Espero que todos os nordestinos se associem a esta instituição que está nascendo porque a Associação foi criada para ajudar a todos os nordestinos da cidade e divulgar tudo de bom que a cultura nordestina tem para nos oferecer- afirmou Bento.
            No palco, o Presidente da Associação Nordestina agradeceu a todos os seus conterrâneos presentes e principalmente a Deus pela beleza da festa. Lembrou que o povo nordestino é lutador, gosta de boa comida e muita música e que sabe viver feliz apesar de algumas adversidades.
O motorista Waldir Araújo, natural de Campina Grande,na Paraíba,  em Angra há 35 anos, aprovou a festa e parabenizou os organizadores.
            - Precisamos de festa como esta para alegrar o povo nordestino que ama sua terra natal e escolheu Angra para morar,  como eu e alguns de meus irmãos fizemos.  Com este forró no palco, comida cheirosa e muitos amigos, estou me sentindo em casa - disse ele.
            A festa teve todo o apoio da Secretaria de Integração Governamental e da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos. Foi abrilhantada pelos repentistas, grupos de forró como Tiãozinho do Acordeon, Trio Cariri, Cara Forró, Lins Baby e Julinho da Sanfona, Trio Aba de Couro e Zé da Onça, Além da Cia Marinho Bras (Aulas de Forró) e Forró Colado.
            A cenografia e a ambientação da festa foram cuidadosamente criadas com base nos textos de cordel e mensagens de humor, trazendo cultura e identidade nordestina para a cidade. São esperadas cinco mil pessoas por dia durante o evento.
            A Festa   conta com dois grandes ambientes, sendo um externo e um interno. No primeiro, o público encontra uma grande pista de dança, um palco, uma praça de alimentação com barraquinhas e restaurantes cobertos, animados por repentistas. Já no ambiente interno, tem um palco para apresentação dos grupos musicais, além de bares de comidas e bebidas típicas. Para a comercialização do chopp, foram criadas duas ilhas: uma na praça de alimentação e outra na  parte externa, próxima à pista de dança.

Programação de shows da Festa Nordestina
17/08/07 -  Duplas Repentistas / Lins e Baby e Julinho da Sanfona / Cia. Marinho Bras (Aulas de Forró) Trios: Forró Pesado e Cassiano
 
18/08/07 - Duplas Repentistas / Trio Cariri / Cia. Marinho Bras (Aulas de Forró) / Trios :Beija Flor e Netinho Ferreira.
 
19/08/07 - Duplas Repentistas / Tiãozinho do Acordeon / Zé Mathias e Trio Xodó

Secretarias relacionadas: