Angra ganha prêmio Firjan

A Prefeitura ficou com a segunda posição do estado pelos serviços oferecidos através do seu site.

Quinta-Feira, 09/08/2007 | .

Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura, através de suas secretarias, tiveram mais um reconhecimento. O Sistema Firjan (Federação das Industrias do Rio de Janeiro), premiou Angra dos Reis pelo segundo site que oferece mais serviços em todo o estado com o I Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica. No portal da Prefeitura os serviços mais utilizados, entre tantos outros implantados, foram a Consulta de Processos Online, Turismo Interativo,   Currículo Online (844 pessoas cadastradas até o momento)  e o Web Acervo (Site de busca da Biblioteca Municipal).

Para o Sistema Firjan a desburocratização eletrônica é uma questão estratégica para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Tanto que realizou dois levantamentos inéditos sobre o assunto: o primeiro com os 92 municípios fluminenses para mapear o atendimento ao contribuinte que cada site das prefeituras oferecia. O segundo levantamento foi para avaliar o governo dos 27 estados do país mais o Distrito Federal.

- Em 2005 passamos do nono lugar para o sétimo lugar. Desde então somos a cidade que mais tem investido em tecnologia no estado, oferecendo diversos serviços. No ano passado tivemos cerca de dois milhões de acessos, - falou a subsecretária de Informática, Liliane Salomão.

A Secretaria de Integração Governamental, através da Subsecretaria de Informática, nos últimos dois anos tem investido maciçamente na questão digital. Além de colocar Angra dos Reis no mundo digital com o seu site: www.angra.rj.gov.br, criou o programa Teclar, que envolve projetos Iniciar, Acessar, Atualizar e Interligados. Cerca de cinco mil pessoas já participaram, gratuitamente, dos cursos de informática. Desses 3.623 receberam certificados. Além disso criou-se o Gerenciamento Eletrônico de Imagem de Documentos. O projeto, inicialmente, está sendo realizado na Secretaria de Fazenda.

- Estamos num processo licitatório de equipamentos para informatizar todas as unidades de saúde e escolas municipais. Outro avanço foi a instalação de fibra óptica no Centro para atender à Prefeitura. Com isso não precisamos mais terceirizar este serviço. Ainda reestruturamos o site da Secretaria de Defesa Civil e do Projeto Turismo Interativo que hoje oferece informações sobre os bairros do Município em oito idiomas, - lembrou a subsecretaria.

O Programa de Inclusão Digital que oferece também acesso a informações em cyber já recebeu desde que foi implantado pelo secretário Bento Pousa Costa há dois anos, cerca de dez mil pessoas. Os Centros de Inclusão Digital estão localizados no Centro da cidade, Jacuecanga, Frade e Perequê. Em setembro será inaugurado o da Japuíba, na Vila Nova. O centro terá capacidade de atender cerca de 270 alunos por dia. Nele, serão instalados 30 computadores. De acordo com o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, o projeto será ampliado mais ainda.

Será criado também um centro próximo a Enseada com mais 20 máquinas, em Monsuaba e outro na Ilha Grande. Além disso, as comunidades distantes serão atendidas por um ônibus itinerante do Teclar. Ele está sendo preparado através da parceria entre a Prefeitura, Viação Senhor do Bonfim, Costa Verde e a Locanty. O Teclar Móvel percorrerá diariamente os bairros como o Ariró, Bracuí, e os sertões.

O curso é oferecido gratuitamente para moradores com qualquer idade, de todo o Município e da Ilha Grande. Os interessados deverão fazer a inscrição nas associações de moradores dos seus bairros.

Secretarias relacionadas: