Seminário de Educação em Saúde
No dia 15 acontece no auditório da Unimed, em Angra, o 1º Seminário de Educação em Saúde
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra dos Reis realiza nesta quarta-feira , dia 15 de agosto, no auditório da Unimed Angra, no Balneário, o 1º Seminário de Educação em Saúde.
O evento é voltado para os profissionais de saúde ( enfermeiras, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem), profissionais das secretarias de educação, ação social e de meio ambiente do Município..
O seminário tem por objetivos propiciar espaços de socialização, reflexão, troca de conhecimentos e de experiências sobre a prática educativa dos profissionais de saúde; incentivar cada vez mais a prática de educação em saúde nas unidades de saúde, e buscar realizar um trabalho integrado de educação com as secretarias que trabalham com projetos de educação e prevenção.
O evento começou às 9 horas e será encerrado às 17 horas de hoje com uma avaliação que será feita Coordenação de Educação em Saúde da Prefeitura de Angra.
Os Temas em discussão são a importância da prática educativa em saúde, o histórico da educação em saúde no município, relatos de experiências de práticas educativas, a importância do trabalho integrado das diversas secretarias para a melhoria da qualidade de vida da população, propostas para construção de agenda comum das ações de educação em saúde e estudos de diversas experiências.
Durante o seminário, a enfermeira da Secretaria de Saúde de Angra, Maria Fumiko, apresentará o projeto de terapia oriental Lian Kong que são exercícios leves e cadenciados acompanhados por músicas, que vem sendo ministrado para cerca de cem pessoas gratuitamente e diariamente no pátio do CEAV.
A abertura do Seminário foi realizada pela Subsecretária de Saúde Coletiva e Ações Programáticas da Secretaria de Saúde de Angra, , Catarina Salgueiro, pelo representante da Secretaria de Saúde do Estado, Rildo Dória e pela Chefe de Serviço de Apoio, Educação e Saúde da Prefeitura, Guilhermina Silva.
A Subsecretária Catarina explicou que era com alegria que abria os serviços principalmente porque está constatando e acompanhando, junto com uma grande equipe, os avanços do setor, principalmente nos últimos anos.
_ _- Comecei a trabalhar com saúde pública em Angra em 1977 iniciando os primeiros trabalhos em educação e prevenção nas escolas municipais, associações de moradores, igrejas e nas poucas unidades de saúde que existiam no município. Hoje sou da testemunha e protagonista dos avanços do setor que cresceu muito em qualidade de serviços, contratação de pessoal, construções de novas unidades e implementação de diversos programas. Hoje vejo com alegria que estamos dando mais um passo importante para melhorar a saúde pública de Angra, porque trocaremos experiências e aprenderemos mais, porque todos os profissionais devem ter a consciência de que saúde numa comunidade não se resume em funcionamento adequado de postos e hospitais e sim na realização de projetos junto com as comunidades para evitar as doenças, como trabalhos de educação em saneamento básico (tratamento do lixo e água, preservação de matas e rios), necessidade de manter as crianças e toda a população em dia com as vacinas, cuidar da saúde do idoso, dos hipertensos , diabéticos, gestantes e realizar educação preventiva em todas as áreas para evitar surtos, epidemias, gravidez não desejada e contaminações diversas. Só assim estaremos proporcionando melhoria da qualidade de vida de nossa população- acredita ela.