A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu no dia 3, sexta-feira, das 8h às 17h, no Auditório da Defesa Civil, o Seminário de Promoção do Aleitamento Materno, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2007. A subsecretária de Saúde, Catarina Nascimento e a coordenadora do programa de Atenção à Saúde da Criança, Mara Cristina Martins Freire, conduziram o encontro que reuniu centenas de profissionais e representantes de entidades de classe. O presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), João Domingos Rosa também esteve presente.
- A Secretaria de Saúde e a Fusar trabalham com a prioridade da prevenção. Por isso que devemos estimular, mais precocemente possível, a amamentação, já no pré-natal. É importante lembrar que a amamentar, previne a mãe e o bebê de doenças, - frisou a subsecretária.
No Brasil a Semana Mundial está sendo realizada no período de 1 a 7 de agosto. O objetivo é chamar atenção para as vantagens de se iniciar a prática do aleitamento materno o mais cedo possível.
Nessa ocasião profissional de saúde e sociedade civil somam esforços para aumentar a prevalência da amamentação exclusiva com leite materno até o sexto mês de vida. A Semana Mundial de Aleitamento Materno, conforme definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), é a amamentação na primeira hora de vida. O Slogan definido pelo Ministério da Saúde, após consulta pública na internet, é Amamentação na primeira hora, proteção sem demora!
A promoção do Aleitamento Materno é uma prática bastante sólida em Angra dos Reis, os profissionais de saúde fazem este incentivo durante o pré-natal e também durante o acompanhamento da saúde do bebê, nos Módulos da Estratégia de Saúde da Família e nas Unidades de Saúde.
Neste ano a Secretaria Municipal de Saúde já realizou quatro turmas do Curso de Promoção do Aleitamento Materno para os profissionais de saúde, e ainda estão previstas mais quatro turmas até o fim do ano.
Durante o Seminário de Promoção de Aleitamento Materno foram realizadas palestras e mesa redonda, onde foram relatadas experiências das unidades de saúde do Município e divulgados os programas e diretrizes tomadas pelos governos na promoção do aleitamento materno.
O Aleitamento Materno tem relação direta com a melhoria da qualidade de vida infantil. No Município os investimentos na Atenção Básica de Saúde, na criação do Centro Obstétrico e da UTI Neonatal, e com a implementação da Estratégia de Saúde da Família, possibilitaram índices satisfatórios de qualidade de assistência à saúde da criança.
Amamentação
É importante que o bebê seja colocado no peito ainda na sala de parto, ajudando a descida do leite e o estabelecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Os primeiros minutos, as primeiras horas, são fundamentais para o início de um desenvolvimento saudável. Quanto mais cedo o bebê mamar, mais leite sua mãe vai produzir.
O leite que é produzido pelas mães nos primeiros dias de vida é o COLOSTRO, ele é muito rico em anticorpos e outras substâncias que protegem o bebê de várias doenças, como a diarréia, a otite, a bronquite, a desnutrição e até mesmo a dengue!
A criança quando nasce é muito sensível, depende da mãe para continuar as funções que o ventre desempenhava – proteção, nutrição e calor. O apoio dos pais e da família neste momento tão delicado é fundamental para o sucesso do aleitamento materno, quanto mais tranqüilidade, carinho e apoio a mamãe tiver, mais leite ela vai conseguir produzir.
Para maiores informações sobre a importância do Aleitamento Materno e orientações sobre como amamentar procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.