Encontro Assistência Social

Delegados definidos na Conferência Municipal participarão da Conferência Estadual de Assistência Social

Quarta-Feira, 01/08/2007 | .

Centenas de pessoas participaram das atividades promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, na VI Conferência Municipal de Assistência Social, que se realizou na terça-feira, 31, no Centro Cultural Theóphilo Massad. O prefeito Fernando Jordão e a secretária de Ação Social, Célia Jordão deram as boas vindas aos participantes que permaneceram no encontro das 8h30 às 17h, quando se encerraram as atividades. Na cerimônia de abertura foi apresentado um show musical com a participação de usuários dos projetos promovidos pela Secretaria de Ação Social: Oficina de Violão do Belém; Coral da 3ª Idade e Agente Jovem.
O prefeito Fernando Jordão lembrou durante o encontro que ”os governos têm que ter atendimento para todos”.
- Se nós fizermos a nossa parte, já estamos a um passo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esta é a orientação do nosso governo: assistir as pessoas menos favorecidas. Mas precisamos da ajuda da população, já que ajudar é aceitar essas pessoas perto da gente. E a maioria da sociedade rejeita a implantação de equipamentos de assistência nos bairros onde residem, - ressaltou o prefeito que se emocionou ao lembrar da orientação do seu pai Carmelo Jordão, quando foi eleito pela primeira vez prefeito de Angra. “Ajudar aos menos favorecidos”.
A secretária Célia Jordão reiterou as palavras do prefeito, acrescentando que, por mais que o governo faça, o sucesso só vem com participação de todos os cidadãos.
- A assistência social no nosso Município cresceu em suas ações e abraçou mais usuários. De Garatucaia ao Perequê e na Ilha Grande. Só que ela sozinha não muda a realidade, ainda que trabalhemos neste sentido, nós, enquanto cidadãos é que devemos mudar as políticas públicas. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma nova política que normatiza as responsabilidades de todos e devem ser discutidas, - disse a secretária.
O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Marco Castilho e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cássia Marques também estiveram presentes ao encontro que reuniu usuários dos programas oferecidos pela Secretaria de Ação Social, representantes das associações de moradores, entidades entre outros setores da sociedade.
- Fico feliz em presenciar este encontro. Angra dos Reis, tirando o Rio de Janeiro, é a cidade que mais tem participação na assistência social. Os delegados de Angra que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social, não levarão para este encontro que acontecerá em outubro, apenas o que foi definido para a sua cidade, mas a avaliação geral do papel do estado como co-gestor desta nova política pública, que começou há dois anos e meio - frisou Marco Castilho.

Secretarias relacionadas: